Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4388
Tipo documento: Dissertação
Título: Equações algébricas : história e ensino
Autor(es): Vertuoso, Valcir Borges
Orientador(a): Benetti, Djeison
Coorientador: Santos, Vinicius Machado Pereira dos
Membro da Banca: Benetti, Djeison
Membro da Banca: Santos, Vinícius Machado Pereira dos
Membro da Banca: Soares, Anna Lígia Oenning
Membro da Banca: Soares, Junior Cesar Alves
Resumo : Neste trabalho, apresentamos o processo de solução das equações algébricas desde as antigas civilizações até o início da modernidade. Exporemos, em suma, como se deu a busca de fórmulas resolutivas das equações algébricas usando radicais (operações que envolvem soma, subtração, multiplicação, divisão, radiciação e potenciação), culminando com as ideias do jovem matemático Èvariste Galois, que pôs fim à procura de uma fórmula geral para equações de grau igual ou superior a 5. Ao longo desse percurso, procuramos destacar a importância da história da matemática como um recurso para o ensino de matemática, em particular, para o ensino de equações algébricas
Resumo em lingua estrangeira: In this paper, we present the solution process of solving algebraic equations took place from ancient civilizations to the beginning of modernity. We will expose, in short, how the search for solving formulas of algebraic equations using radicals (operations involving sum, subtraction, multiplication, division, root and potentiation), culminating with the ideas of the young mathematician Evariste Galois, who ended the search for a general formula ` for equations of 5 or more. Along this route, we have sought to highlight the importance of the history of mathematics as a resource for teaching mathematics, in particular for teaching algebraic equations.
Palavra-chave: História da matemática
Equações algébricas
Ensino de matemática
Palavra-chave em lingua estrangeira: History of mathematics
Algebraic equations.
Mathematics teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Referência: VERTUOSO, Valcir Borges. Equações algébricas: história e ensino. 2019. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4388
Data defesa documento: 16-Aug-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Valcir Borges Vertuoso.pdf970.05 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.