Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4388
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Equações algébricas : história e ensino |
Autor(es): | Vertuoso, Valcir Borges |
Orientador(a): | Benetti, Djeison |
Coorientador: | Santos, Vinicius Machado Pereira dos |
Membro da Banca: | Benetti, Djeison |
Membro da Banca: | Santos, Vinícius Machado Pereira dos |
Membro da Banca: | Soares, Anna Lígia Oenning |
Membro da Banca: | Soares, Junior Cesar Alves |
Resumo : | Neste trabalho, apresentamos o processo de solução das equações algébricas desde as antigas civilizações até o início da modernidade. Exporemos, em suma, como se deu a busca de fórmulas resolutivas das equações algébricas usando radicais (operações que envolvem soma, subtração, multiplicação, divisão, radiciação e potenciação), culminando com as ideias do jovem matemático Èvariste Galois, que pôs fim à procura de uma fórmula geral para equações de grau igual ou superior a 5. Ao longo desse percurso, procuramos destacar a importância da história da matemática como um recurso para o ensino de matemática, em particular, para o ensino de equações algébricas |
Resumo em lingua estrangeira: | In this paper, we present the solution process of solving algebraic equations took place from ancient civilizations to the beginning of modernity. We will expose, in short, how the search for solving formulas of algebraic equations using radicals (operations involving sum, subtraction, multiplication, division, root and potentiation), culminating with the ideas of the young mathematician Evariste Galois, who ended the search for a general formula ` for equations of 5 or more. Along this route, we have sought to highlight the importance of the history of mathematics as a resource for teaching mathematics, in particular for teaching algebraic equations. |
Palavra-chave: | História da matemática Equações algébricas Ensino de matemática |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | History of mathematics Algebraic equations. Mathematics teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Referência: | VERTUOSO, Valcir Borges. Equações algébricas: história e ensino. 2019. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4388 |
Data defesa documento: | 16-Aug-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2019_Valcir Borges Vertuoso.pdf | 970.05 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.