Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4399
Tipo documento: Dissertação
Título: Atividades experimentais no ensino de óptica
Autor(es): Amposta, Alexandre
Orientador(a): Carara, Sabrina Silva
Membro da Banca: Carara, Sabrina Silva
Membro da Banca: Silva, Elvis Lira da
Membro da Banca: Mello, Geison Jader
Resumo : Dentre as diversas dificuldades em se ensinar Física, a falta de estrutura laboratorial das escolas e o mecanicismo do ensino são dois fatores preponderantes. Este estudo objetivou o desenvolvimento de uma sequência didática que auxilie professores de Física a implementar, a baixo custo, um ensino experimental em escolas de ensino médio. Com este intuito foi utilizada a Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel através das UEPS – Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, propostas por Marco Antônio Moreira. O produto educacional aqui apresentado foi projetado para favorecer uma avaliação diferenciada do ensino-aprendizagem e uma participação nas atividades que estimule os alunos a desenvolverem o prazer pelo aprendizado. Atuando assim em dois problemas centrais da educação brasileira: a falta de estrutura física das escolas e o desinteresse dos alunos pelo aprendizado na área de ciências. Na maioria dos casos, o ensino de Física é tratado mecanicamente por professores o que leva os alunos a perceber esta disciplina como um conjunto abstrato de fórmulas e números ininteligíveis. O manual produzido aqui trata da dispersão da luz branca através de um DVD, da produção e utilização de um disco de Newton, do uso de lâmpadas monocromáticas para demonstrar o seu efeito quando aplicado a objetos coloridos e nas propriedades dos espelhos planos e esféricos. A aplicação deste manual obteve resultados satisfatórios e estimulou profundamente a participação dos alunos.
Resumo em lingua estrangeira: Among the many difficulties in teaching physics, the lack of laboratory structure in schools and the mechanism of teaching are two major factors. This study aimed to develop a didactic sequence that helps physics teachers to implement, at low cost, an experimental teaching in high schools. For this purpose, it was used the Meaningful Learning of David P. Ausubel through the UEPS - Potentially Significant Teaching Units, proposed by Marco Antônio Moreira. The educational product presented here was designed to favor a differentiated assessment of teaching and learning and participation in activities that encourage students to develop the pleasure of learning. Thus, acting in two central problems of the Brazilian education: the lack of physical structure of the schools and the lack of interest of the students for the learning in the area of sciences. In most cases, physics teaching is mechanically handled by teachers which leads students to perceive this subject as an abstract set of unintelligible formulas and numbers. The manual produced here deals with the scattering of white light through a DVD, the production and use of a Newton disc, the use of monochrome lamps to demonstrate their effect when applied to colored objects and the properties of flat and spherical mirrors. The application of this manual yielded satisfactory results and profoundly stimulated student participation.
Palavra-chave: Ensino de física
Cores
Espelhos planos
Espelhos esféricos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physics teaching
Colors
Flat mirrors
Spherical mirrors
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: AMPOSTA, Alexandre. Atividades experimentais no ensino de óptica. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4399
Data defesa documento: 6-Jun-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_ Alexandre Amposta.pdf3.47 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.