Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoronel, Renata Cristiane Martins-
dc.date.accessioned2023-06-28T14:34:59Z-
dc.date.available2022-05-30-
dc.date.available2023-06-28T14:34:59Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.citationCORONEL, Renata Cristiane Martins. Jogos digitais para desenvolver noções de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista. 2022. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4416-
dc.description.abstractThe present Master's dissertation, entitled "Digital Games to Develop Literacy Notions in Children with Autistic Spectrum Disorder", is inserted in the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Mato Grosso (UFMT), in the research line School Organization, Training and Pedagogical Practices, within the research group Laboratory of Studies on Information and Communication Technologies in Education (LêTECE), and aims to understand how digital games can contribute to children with Autism Spectrum Disorder (ASD) to appropriate notions of literacy. The study was developed with the methodology of research­training in cyberculture, in which the production and analysis of data were carried out with three children with ASD, aged between 5 and 6 years old, in the initial literacy phase, with whom we proposed the use of three digital games that aimed to develop literacy notions with the mediation of their mothers. The data analysis was carried out based on the results of the practices with the use of digital games carried out by the children through the survey of recurring themes in the narratives of the mediating mothers that reveal literacy notions. The results indicate that digital games can contribute to the development of literacy notions, such as motor, reading, communication, listening, understanding, and creation skills, and can also contribute to the mobilization of digital literacies, such as the recognition of icons and audios, as well as the analysis and interpretation of information in the context of multiple digital languages. We conclude, through the experiences lived in this research, that, with the use of digital games, children build new cognitive skills, presenting a greater engagement, motivation, interaction and attention, which are important elements for the development of literacy notions of children with ASD, among other possible knowledge, with the social use of Digital Network Technologies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-06-27T13:56:47Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Renata Cristiane Martins Coronel.pdf: 3239024 bytes, checksum: 05ef042016fd26ad905c8211b2a31ae2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-06-28T14:34:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Renata Cristiane Martins Coronel.pdf: 3239024 bytes, checksum: 05ef042016fd26ad905c8211b2a31ae2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-28T14:34:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Renata Cristiane Martins Coronel.pdf: 3239024 bytes, checksum: 05ef042016fd26ad905c8211b2a31ae2 (MD5) Previous issue date: 2022-03-28en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleJogos digitais para desenvolver noções de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do espectro autista (TEA)pt_BR
dc.subject.keywordTecnologias digitais em rede (TDR)pt_BR
dc.subject.keywordJogos digitaispt_BR
dc.subject.keywordNoções de alfabetizaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Terezinha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4491000679954389pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Terezinha Fernandes Martins de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4491000679954389pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Daniela Karine-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8550127168451003pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5953098962377054pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação de Mestrado, intitulada “Jogos Digitais para Desenvolver Noções Alfabetização de Crianças com Transtorno do Espectro Autista”, está inserida no Programa de Pós­graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, no âmbito do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LêTECE), e tem como objetivo compreender como os jogos digitais podem contribuir para que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) se apropriam de noções de alfabetização. O estudo foi desenvolvido com a metodologia da pesquisa­formação na cibercultura, no qual a produção e análise de dados foram realizadas com três crianças com TEA, com idade entre 5 e 6 anos, na fase inicial de alfabetização, com as quais propusemos o uso de três jogos digitais que tinham como objetivo desenvolver noções de alfabetização com a mediação das suas mães. A análise dos dados foi realizada a partir dos resultados das práticas com o uso dos jogos digitais realizadas pelas crianças por meio do levantamento de temáticas recorrentes nas narrativas das mães mediadoras que revelam noções de alfabetização. Os resultados apontam que os jogos digitais podem contribuir para o desenvolvimento de noções de alfabetização, como habilidades motoras, de leitura, comunicação, audição, compreensão, criação e também podem contribuir para a mobilização de letramentos digitais, como o reconhecimento de ícones, áudios, assim como a análise e interpretação de informações no contexto das múltiplas linguagens digitais. Concluímos, por meio das experiências vivenciadas nesta pesquisa, que, com o uso de jogos digitais, as crianças constroem novas habilidades cognitivas, apresentando um maior engajamento, motivação, interação e atenção, que se constituem elementos importantes para o desenvolvimento das noções de alfabetização das crianças com TEA, entre outros conhecimentos possíveis, com o uso social de Tecnologias Digitais em Rede.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Autistic spectrum disorder (ASD)pt_BR
dc.subject.keyword2Digital network technologies (DCT)pt_BR
dc.subject.keyword2Digital gamespt_BR
dc.subject.keyword2Notions of Literacypt_BR
dc.contributor.referee3Koehler, Cristiane-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9623032811941980pt_BR
dc.contributor.referee4Casagrande, Ana Lara-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9987834719353996pt_BR
dc.contributor.referee5Xavier, Antonete Araujo Silva-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9430737519137629pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Renata Cristiane Martins Coronel.pdf3.16 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.