Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4416
Tipo documento: Dissertação
Título: Jogos digitais para desenvolver noções de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista
Autor(es): Coronel, Renata Cristiane Martins
Orientador(a): Fernandes, Terezinha
Membro da Banca: Souza, Terezinha Fernandes Martins de
Membro da Banca: Ramos, Daniela Karine
Membro da Banca: Koehler, Cristiane
Membro da Banca: Casagrande, Ana Lara
Membro da Banca: Xavier, Antonete Araujo Silva
Resumo : A presente dissertação de Mestrado, intitulada “Jogos Digitais para Desenvolver Noções Alfabetização de Crianças com Transtorno do Espectro Autista”, está inserida no Programa de Pós­graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, no âmbito do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LêTECE), e tem como objetivo compreender como os jogos digitais podem contribuir para que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) se apropriam de noções de alfabetização. O estudo foi desenvolvido com a metodologia da pesquisa­formação na cibercultura, no qual a produção e análise de dados foram realizadas com três crianças com TEA, com idade entre 5 e 6 anos, na fase inicial de alfabetização, com as quais propusemos o uso de três jogos digitais que tinham como objetivo desenvolver noções de alfabetização com a mediação das suas mães. A análise dos dados foi realizada a partir dos resultados das práticas com o uso dos jogos digitais realizadas pelas crianças por meio do levantamento de temáticas recorrentes nas narrativas das mães mediadoras que revelam noções de alfabetização. Os resultados apontam que os jogos digitais podem contribuir para o desenvolvimento de noções de alfabetização, como habilidades motoras, de leitura, comunicação, audição, compreensão, criação e também podem contribuir para a mobilização de letramentos digitais, como o reconhecimento de ícones, áudios, assim como a análise e interpretação de informações no contexto das múltiplas linguagens digitais. Concluímos, por meio das experiências vivenciadas nesta pesquisa, que, com o uso de jogos digitais, as crianças constroem novas habilidades cognitivas, apresentando um maior engajamento, motivação, interação e atenção, que se constituem elementos importantes para o desenvolvimento das noções de alfabetização das crianças com TEA, entre outros conhecimentos possíveis, com o uso social de Tecnologias Digitais em Rede.
Resumo em lingua estrangeira: The present Master's dissertation, entitled "Digital Games to Develop Literacy Notions in Children with Autistic Spectrum Disorder", is inserted in the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Mato Grosso (UFMT), in the research line School Organization, Training and Pedagogical Practices, within the research group Laboratory of Studies on Information and Communication Technologies in Education (LêTECE), and aims to understand how digital games can contribute to children with Autism Spectrum Disorder (ASD) to appropriate notions of literacy. The study was developed with the methodology of research­training in cyberculture, in which the production and analysis of data were carried out with three children with ASD, aged between 5 and 6 years old, in the initial literacy phase, with whom we proposed the use of three digital games that aimed to develop literacy notions with the mediation of their mothers. The data analysis was carried out based on the results of the practices with the use of digital games carried out by the children through the survey of recurring themes in the narratives of the mediating mothers that reveal literacy notions. The results indicate that digital games can contribute to the development of literacy notions, such as motor, reading, communication, listening, understanding, and creation skills, and can also contribute to the mobilization of digital literacies, such as the recognition of icons and audios, as well as the analysis and interpretation of information in the context of multiple digital languages. We conclude, through the experiences lived in this research, that, with the use of digital games, children build new cognitive skills, presenting a greater engagement, motivation, interaction and attention, which are important elements for the development of literacy notions of children with ASD, among other possible knowledge, with the social use of Digital Network Technologies.
Palavra-chave: Transtorno do espectro autista (TEA)
Tecnologias digitais em rede (TDR)
Jogos digitais
Noções de alfabetização
Palavra-chave em lingua estrangeira: Autistic spectrum disorder (ASD)
Digital network technologies (DCT)
Digital games
Notions of Literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: CORONEL, Renata Cristiane Martins. Jogos digitais para desenvolver noções de alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista. 2022. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4416
Data defesa documento: 28-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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