Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4435
Tipo documento: Dissertação
Título: Modelagem matemática como enfoque para o ensino
Autor(es): Araújo, Gilberto Faria de
Orientador(a): Marchi, Reinaldo de
Membro da Banca: Marchi, Reinaldo de
Membro da Banca: Souza, Aldi Nestor de
Membro da Banca: Soares, Junior Cesar Alves
Resumo : Um dos objetivos principais deste trabalho é articular aspectos teóricos e metodológicos que fundamentam a utilização da modelagem matemática como ferramenta mediadora na resolução de situações-problema no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Para esta finalidade, é feita uma abordagem bibliográfica qualitativa focada, além de outros, nas concepções e conceituações da modelagem segundo alguns pesquisadores dessa temática, delineando subsídios para sua implementação em atividades educativas. Como desdobramentos desse processo, é apresentada a modelagem matemática segundo um breve contexto histórico, sequenciado por sua inserção para o ensino, suas perspectivas, suas conceituações e possíveis etapas para sua aplicação, seus desafios e contribuições, bem como algumas aplicações.
Resumo em lingua estrangeira: One of the main objectives of this work is to articulate theoretical and methodological aspects that support the use of mathematical modeling as a mediator tool in solving problem situations in the teaching and learning process of Mathematics.For this purpose, a qualitative bibliographical approach is focused, along with others, in the conceptions and conceptualizations of the modeling according to some researchers of this theme, outlining subsidies for its implementation in educational activities. As results of this process, mathematical modeling is presented according to a brief historical context, sequenced by its insertion into teaching, its perspectives, its conceptualizations and possible steps for its application, its challenges and contributions, as well as some applications.
Palavra-chave: Modelagem matemática
Ensino e aprendizagem
Metodologia
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mathematical modeling
Teaching and learning
Methodology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Referência: ARAÚJO, Gilberto Faria de. Modelagem matemática como enfoque para o ensino. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4435
Data defesa documento: 31-Aug-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Gilberto Faria de Araújo.pdf3.71 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.