Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArraes, Cacia Simone-
dc.date.accessioned2023-07-11T12:35:36Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2023-07-11T12:35:36Z-
dc.date.issued2019-09-03-
dc.identifier.citationARRAES, Cacia Simone. O ensino de Física Contemporânea: compreendendo a estrutura do átomo. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4452-
dc.description.abstractIn the 21st century, information reaches students in a matter of seconds, enabling the accumulation of a large amount of information to which learners have access, which certainly affects their interest and curiosity in science. This requires a differentiated attitude from the teacher in order to awaken students for teaching and learning. Aiming at a significant learning that awakens the student to the teaching of Contemporary Physics, this work shows the application of an educational product focused on the teaching of atomic models, which makes use of active methodologies, based on David's learning theory. Ausubel This research shows the details and development of the work done with the first year high school students of the João Matheus Barbosa State School, Juscimeira - MT, which is located 150 km from the capital Cuiabá. The proposal brings the teaching of atomic models through the recording of videos by the students' own cell phones. Aiming to demonstrate that one can teach Modern and Contemporary Physics from the first year of high school, we chose to teach the history of atomic models giving greater emphasis to the current atomic model, which conceives of the electrosphere as an electronic cloud. Providing students with the opportunity to show their creativity and be builders of their knowledge, the work observed the direct participation of students in the debates, their difficulties in relation to the concepts that involved the current atomic model, and may notice a different interest from them during the entire development of the project, highlighting the possibility of approaching Contemporary Physics from the first year of high school, through the concepts of atomic models, thus awakening the students to the technological advances achieved through physics studies, carried out by large scientists who sought answers to the unknown.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-07-20T17:35:34Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Cacia Simone Arraes.pdf: 1307735 bytes, checksum: df1f155365746f2d4727dd103285bda1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-07-11T12:35:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Cacia Simone Arraes.pdf: 1307735 bytes, checksum: df1f155365746f2d4727dd103285bda1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-11T12:35:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Cacia Simone Arraes.pdf: 1307735 bytes, checksum: df1f155365746f2d4727dd103285bda1 (MD5) Previous issue date: 2019-09-03en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino de Física Contemporânea : compreendendo a estrutura do átomopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordModelos atômicospt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem ativapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.contributor.advisor1Paulo, Sérgio Roberto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4267460859773462pt_BR
dc.contributor.referee1Paulo, Sérgio Roberto de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4267460859773462pt_BR
dc.contributor.referee2Carara, Sabrina Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0332844927349554pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8794746947702376pt_BR
dc.description.resumoEm pleno século XXI, depara-se com uma realidade em que as informações chegam aos alunos em questão de segundos, possibilitando o acúmulo de uma grande quantidade de informações ao qual os aprendizes têm acesso, o que certamente afeta o interesse e a curiosidade dos mesmos pela ciência. Isso exige do professor uma postura diferenciada no intuito de despertar os alunos para o ensinoaprendizagem. Visando uma aprendizagem significativa que desperte o discente para o ensino de Física Contemporânea, este trabalho mostra a aplicação de um produto educacional voltado para o ensino dos modelos atômicos, o qual faz o uso de metodologias ativas, tendo como base a teoria de aprendizagem de David Ausubel. Essa pesquisa exibe os detalhes e desenvolvimento do trabalho realizado com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Matheus Barbosa, cidade de Juscimeira – MT, a qual se localiza a 150 km da capital Cuiabá. A proposta traz o ensino dos modelos atômicos através da gravação de vídeos pelos aparelhos celulares dos próprios alunos. Objetivando demonstrar que se pode ensinar a Física Moderna e Contemporânea desde o primeiro ano do Ensino Médio, optou-se pelo ensino da história dos modelos atômicos dando maior destaque para o modelo atômico atual, que concebe a eletrosfera como uma nuvem eletrônica. Propiciando aos discentes a oportunidade de mostrarem sua criatividade e de serem construtores de seu conhecimento, o trabalho observou a participação direta dos alunos nos debates e no desenvolver das aulas, podendo notar um interesse diferente por parte destes durante todo o desenvolvimento do projeto, evidenciando a possibilidade de se abordar a Física Contemporânea a partir do primeiro ano do ensino médio, despertando os discentes para os avanços tecnológicos alcançados por meio dos estudos de Física, realizados por grandes cientistas que buscaram respostas para o desconhecido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Modern physics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Active learningpt_BR
dc.subject.keyword2Significant learningpt_BR
dc.contributor.referee3Novais, Jonathan Willian Zangeski-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5665663207008673pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Cacia Simone Arraes.pdf1.28 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.