Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4452
Tipo documento: Dissertação
Título: O ensino de Física Contemporânea : compreendendo a estrutura do átomo
Autor(es): Arraes, Cacia Simone
Orientador(a): Paulo, Sérgio Roberto de
Membro da Banca: Paulo, Sérgio Roberto de
Membro da Banca: Carara, Sabrina Silva
Membro da Banca: Novais, Jonathan Willian Zangeski
Resumo : Em pleno século XXI, depara-se com uma realidade em que as informações chegam aos alunos em questão de segundos, possibilitando o acúmulo de uma grande quantidade de informações ao qual os aprendizes têm acesso, o que certamente afeta o interesse e a curiosidade dos mesmos pela ciência. Isso exige do professor uma postura diferenciada no intuito de despertar os alunos para o ensinoaprendizagem. Visando uma aprendizagem significativa que desperte o discente para o ensino de Física Contemporânea, este trabalho mostra a aplicação de um produto educacional voltado para o ensino dos modelos atômicos, o qual faz o uso de metodologias ativas, tendo como base a teoria de aprendizagem de David Ausubel. Essa pesquisa exibe os detalhes e desenvolvimento do trabalho realizado com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Matheus Barbosa, cidade de Juscimeira – MT, a qual se localiza a 150 km da capital Cuiabá. A proposta traz o ensino dos modelos atômicos através da gravação de vídeos pelos aparelhos celulares dos próprios alunos. Objetivando demonstrar que se pode ensinar a Física Moderna e Contemporânea desde o primeiro ano do Ensino Médio, optou-se pelo ensino da história dos modelos atômicos dando maior destaque para o modelo atômico atual, que concebe a eletrosfera como uma nuvem eletrônica. Propiciando aos discentes a oportunidade de mostrarem sua criatividade e de serem construtores de seu conhecimento, o trabalho observou a participação direta dos alunos nos debates e no desenvolver das aulas, podendo notar um interesse diferente por parte destes durante todo o desenvolvimento do projeto, evidenciando a possibilidade de se abordar a Física Contemporânea a partir do primeiro ano do ensino médio, despertando os discentes para os avanços tecnológicos alcançados por meio dos estudos de Física, realizados por grandes cientistas que buscaram respostas para o desconhecido.
Resumo em lingua estrangeira: In the 21st century, information reaches students in a matter of seconds, enabling the accumulation of a large amount of information to which learners have access, which certainly affects their interest and curiosity in science. This requires a differentiated attitude from the teacher in order to awaken students for teaching and learning. Aiming at a significant learning that awakens the student to the teaching of Contemporary Physics, this work shows the application of an educational product focused on the teaching of atomic models, which makes use of active methodologies, based on David's learning theory. Ausubel This research shows the details and development of the work done with the first year high school students of the João Matheus Barbosa State School, Juscimeira - MT, which is located 150 km from the capital Cuiabá. The proposal brings the teaching of atomic models through the recording of videos by the students' own cell phones. Aiming to demonstrate that one can teach Modern and Contemporary Physics from the first year of high school, we chose to teach the history of atomic models giving greater emphasis to the current atomic model, which conceives of the electrosphere as an electronic cloud. Providing students with the opportunity to show their creativity and be builders of their knowledge, the work observed the direct participation of students in the debates, their difficulties in relation to the concepts that involved the current atomic model, and may notice a different interest from them during the entire development of the project, highlighting the possibility of approaching Contemporary Physics from the first year of high school, through the concepts of atomic models, thus awakening the students to the technological advances achieved through physics studies, carried out by large scientists who sought answers to the unknown.
Palavra-chave: Modelos atômicos
Aprendizagem ativa
Aprendizagem significativa
Palavra-chave em lingua estrangeira: Modern physics teaching
Active learning
Significant learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: ARRAES, Cacia Simone. O ensino de Física Contemporânea: compreendendo a estrutura do átomo. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4452
Data defesa documento: 3-Set-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Cacia Simone Arraes.pdf1.28 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.