Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4460
Tipo documento: Dissertação
Título: Diagnóstico da percepção socioambiental em áreas de risco à inundação e alagamento em Santo Antônio de Leverger-MT
Autor(es): Souza, Fernanda Silveira Carvalho de
Orientador(a): Salomão, Fernando Ximenes de Tavares
Coorientador: Camargo, Janielly Carvalho
Membro da Banca: Salomão, Fernando Ximenes de Tavares
Membro da Banca: Camargo, Janielly Carvalho
Membro da Banca: Migliorini, Renato Blat
Membro da Banca: Valentini, Carla Maria Abido
Resumo : A Educação Ambiental pode ser considerada uma proposta educativa voltada à sensibilização das pessoas para os problemas socioambientais e uma ferramenta de suma importância à gestão sustentável de um município. Neste sentido, a área objeto deste estudo foi o município de Santo Antônio de Leverger (MT), com boa parte do seu perímetro urbano inserido no Bioma Pantanal e sujeito aos processos de inundação e alagamento sazonais que influenciam a vida das comunidades. Dados os problemas socioambientais relacionados a esses processos e vivenciados pelas comunidades instaladas em área de risco à inundação e alagamento, o objetivo deste trabalho foi realizar atividades de Educação Ambiental de caráter não-formal com esses moradores. Por meio de uma abordagem metodológica participativa, foi realizado o diagnóstico ambiental das áreas, bem como entendida a percepção ambiental dos seus moradores para a realização de oficinas participativas. O diagnóstico mostrou que todas as residências visitadas se encontravam em áreas de risco predominantemente elevado à inundação e alagamento e apresentavam algum tipo de adaptação. Ainda assim, uma pequena parte dos moradores precisa deixar suas residências temporariamente quando a água as invade. Foram constatados problemas com a coleta de resíduos sólidos, a disposição final dos mesmos e com o lançamento inadequado de esgoto, tendo em vista que não existe rede de coleta e tratamento de efluentes na cidade. No que tange à percepção ambiental, os entrevistados demonstraram entender os processos de inundação e alagamento, embora a maioria defina-os como sinônimos. Alguns moradores não se sentem adaptados aos processos de inundação/alagamento e aceitariam mudar para outro lugar, inclusive, vários já contabilizaram perdas em virtude dos processos mencionados. A participação numérica dos moradores nas oficinas participativas foi pouco expressiva, contudo, a qualidade da participação superou as expectativas. Embora os grupos tenham demonstrado forte tendência a depositar as responsabilidades pela solução dos problemas socioambientais unicamente na Prefeitura, esta visão foi superada no decorrer das oficinas conforme os mesmos se enxergaram como peça-chave no cenário das situações expostas e sugeriram algumas ações que pudessem partir deles. Considerando a proposta de um processo educativo crítico e emancipatório, serão desenvolvidas estratégias que garantam que o processo seja contínuo e permanente.
Resumo em lingua estrangeira: Environmental Education can be considered an educational proposal aimed at people awareness about social and environmental problems and a very important tool to the sustainable management of a town. In this sense, the object area of this study was Santo Antônio de Leverger (MT) town, with a big part of its urban perimeter inserted in the Pantanal Biome and subject to the seasonal inundation and flood processes that influence the life of the communities. Considering the socio-environmental problems related to these processes and experienced by the communities installed in an inundation and flooding risk area, the objective of this work was to carry out non-formal Environmental Education activities with these residents. Through a participatory methodological approach, the environmental diagnosis of the areas was carried out, as well as the environmental perception of its residents known for the realization of participatory workshops. The diagnosis showed that all the visited residences were in high an inundation and flooding risk areas and had some type of adaptation. Even so, a small part of the residents need to leave their homes temporarily when the water invades them. There were problems with the solid waste collect, the final disposal of these and with the inadequate discharge of sewage, considering that there is no collect network and effluents treatment in the city. Regarding environmental perception, respondents demonstrated to understand the processes of inundation and flooding, although most define them as synonyms. Some residents do not feel adapt to the inundation/ flooding processes and would agree to move elsewhere, by the way, several of them already incurred losses due to the above mentioned processes. The numerical participation of the residents in the participatory workshops was not very expressive, however, the quality of participation exceeded expectations. Although the groups showed a strong tendency to place the socioenvironmental problems’ solutions responsibility on City Hall’s back, this vision was overcome during the workshops as they saw themselves as a key player in the exposed situations scenario and suggested some actions that could start from them. Considering the proposal of a critical and emancipatory educational process, strategies will be developed to ensure that the process is continuous and permanent.
Palavra-chave: Educação ambiental
Oficinas participativas
Recursos hídricos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Environmental education
Participatory workshops
Water resources
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos
Referência: SOUZA, Fernanda Silveira Carvalho de. Diagnóstico da percepção socioambiental em áreas de risco à inundação e alagamento em Santo Antônio de Leverger-MT. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4460
Data defesa documento: 27-Jun-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FAET - PPGRH - Dissertações de mestrado

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