Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMariano, Jaqueline Aparecida Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-07-12T14:32:26Z-
dc.date.available2019-09-27-
dc.date.available2023-07-12T14:32:26Z-
dc.date.issued2019-09-09-
dc.identifier.citationMARIANO, Jaqueline Aparecida Rodrigues. A teoria crítica na educação matemática. 2019. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4470-
dc.description.abstractSocial reality is constantly undergoing changes that do not always lead to greater freedom or improved living conditions for individuals. Concerned with this, we attempt here to understand mathematics and Mathematical Education from the Critical Theory of society at the Frankfurt School, whose main representatives are Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse and Walter Benjamin. Critical Theory aims to build an understanding of social reality from its multiple determinations (economic, political, cultural, psychological, etc.). His ideas, directly or indirectly, contributed to new conceptions of education in a movement known as Critical Education, including Mathematical Education. A Critical Theory of Mathematical Education not only points to the importance of emancipating education and critical thinking, but above all points to the need for a return to the fundamentals: a return to the basic texts of the Frankfurt School for an attempt to understand the role of Mathematical Education in the reproduction of capitalist society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-07-22T15:58:07Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Jaqueline Aparecida Rodrigues Mariano.pdf: 666250 bytes, checksum: 2be2b9a0bd95b5ccb6823c3f01096283 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-07-12T14:32:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Jaqueline Aparecida Rodrigues Mariano.pdf: 666250 bytes, checksum: 2be2b9a0bd95b5ccb6823c3f01096283 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-12T14:32:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Jaqueline Aparecida Rodrigues Mariano.pdf: 666250 bytes, checksum: 2be2b9a0bd95b5ccb6823c3f01096283 (MD5) Previous issue date: 2019-09-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA teoria crítica na educação matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeoria críticapt_BR
dc.subject.keywordEducação críticapt_BR
dc.subject.keywordEducação matemáticapt_BR
dc.contributor.advisor1Benetti, Djeison-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8656850507882857pt_BR
dc.contributor.referee1Benetti, Djeison-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8656850507882857pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Vinícius Machado Pereira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4543504070083751pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0914557208899980pt_BR
dc.description.resumoA realidade social está constantemente sofrendo mudanças que nem sempre conduzem a uma maior liberdade ou a uma melhora nas condições de vida para os indivíduos. Preocupados com isso, fazemos aqui uma tentativa de entendimento da Educação Matemática a partir da Teoria Crítica da sociedade da Escola de Frankfurt, cujos principais representantes são Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Walter Benjamin. A Teoria Crítica tem como objetivo construir uma compreensão da realidade social a partir de suas múltiplas determinações (econômica, política, cultural, psicológica, etc.). Suas ideias, direta ou indiretamente, contribuíram para novas concepções de educação num movimento que ficou conhecido como Educação Crítica, incluindo a Educação Matemática. Uma Teoria Crítica da Educação Matemática não apenas aponta para a importância de uma educação emancipadora e de um pensamento crítico, mas sobretudo aponta para a exigência de um retorno aos fundamentos: um retorno aos textos básicos da Escola de Frankfurt para uma tentativa de entendimento do papel da Educação Matemática na reprodução da sociedade capitalista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Critical theorypt_BR
dc.subject.keyword2Critical educationpt_BR
dc.subject.keyword2Mathematics educationpt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Junior Cesar Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4163232137521462pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Jaqueline Aparecida Rodrigues Mariano.pdf650.63 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.