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http://ri.ufmt.br/handle/1/4470
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A teoria crítica na educação matemática |
Autor(es): | Mariano, Jaqueline Aparecida Rodrigues |
Orientador(a): | Benetti, Djeison |
Membro da Banca: | Benetti, Djeison |
Membro da Banca: | Santos, Vinícius Machado Pereira dos |
Membro da Banca: | Soares, Junior Cesar Alves |
Resumo : | A realidade social está constantemente sofrendo mudanças que nem sempre conduzem a uma maior liberdade ou a uma melhora nas condições de vida para os indivíduos. Preocupados com isso, fazemos aqui uma tentativa de entendimento da Educação Matemática a partir da Teoria Crítica da sociedade da Escola de Frankfurt, cujos principais representantes são Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Walter Benjamin. A Teoria Crítica tem como objetivo construir uma compreensão da realidade social a partir de suas múltiplas determinações (econômica, política, cultural, psicológica, etc.). Suas ideias, direta ou indiretamente, contribuíram para novas concepções de educação num movimento que ficou conhecido como Educação Crítica, incluindo a Educação Matemática. Uma Teoria Crítica da Educação Matemática não apenas aponta para a importância de uma educação emancipadora e de um pensamento crítico, mas sobretudo aponta para a exigência de um retorno aos fundamentos: um retorno aos textos básicos da Escola de Frankfurt para uma tentativa de entendimento do papel da Educação Matemática na reprodução da sociedade capitalista. |
Resumo em lingua estrangeira: | Social reality is constantly undergoing changes that do not always lead to greater freedom or improved living conditions for individuals. Concerned with this, we attempt here to understand mathematics and Mathematical Education from the Critical Theory of society at the Frankfurt School, whose main representatives are Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse and Walter Benjamin. Critical Theory aims to build an understanding of social reality from its multiple determinations (economic, political, cultural, psychological, etc.). His ideas, directly or indirectly, contributed to new conceptions of education in a movement known as Critical Education, including Mathematical Education. A Critical Theory of Mathematical Education not only points to the importance of emancipating education and critical thinking, but above all points to the need for a return to the fundamentals: a return to the basic texts of the Frankfurt School for an attempt to understand the role of Mathematical Education in the reproduction of capitalist society. |
Palavra-chave: | Teoria crítica Educação crítica Educação matemática |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Critical theory Critical education Mathematics education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Referência: | MARIANO, Jaqueline Aparecida Rodrigues. A teoria crítica na educação matemática. 2019. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4470 |
Data defesa documento: | 9-Set-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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