Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4476
Tipo documento: Dissertação
Título: Paradidático como estratégia pedagógica para o ensino de química : aprendendo com uma planta chamada cana-de-açúcar
Autor(es): Fernandes, Karina Sasso
Orientador(a): Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Rocha, Edimárcio Francisco da
Resumo : O presente estudo apresenta uma investigação sobre a elaboração e avaliação de um livro paradidático sobre a temática cana-de-açúcar, que busca identificar as possíveis contribuições do paradidático, sob a ótica interpretativa de professores e licenciandos em Química. A abordagem de investigação baseia-se no método qualitativo, pautado nas técnicas de análise exploratória e documental. Inicialmente foi realizado um levantamento sobre as publicações na área de Ensino de Química, nos principais eventos dos últimos anos e revistas da área que contemplassem os termos paradidático e paradidáticos. Em um segundo momento, com o intuito de alcançar obras que mencionem a temática cana-de-açúcar, foram analisados livros didáticos aprovados pelo PNLD/2018 e alguns livros paradidáticos. Partindo de tal perspectiva, o paradidático aqui elaborado busca uma possível união entre conteúdos próximos à realidade dos alunos mato-grossenses (a produção de cana-de-açúcar e alguns de seus processos químicos) à abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, a qual prioriza a formação integral do estudante. Quanto aos pressupostos teóricos utiliza os estudos de Santos (2000, 2002, 2006, 2007, 2008, 2010), Mortimer (1988, 2000 e 2002), Schnetzler (2010), Linsingen (2007), Bazzo et al (2003), Garcia et al (1996) sobre a abordagem CTS e, Munakata (1997) e Dalcin (2002), sendo as duas pesquisadoras e referências brasileiras no assunto de paradidáticos. O material paradidático QuimiCANA foi elaborado, avaliado e posteriormente será publicado. Para a avaliação da eficácia desta alternativa de ensino, os sujeitos da pesquisa responderam a um questionário avaliativo semiestruturado. Após analisar sistematicamente as conclusões dos sujeitos sobre o paradidático, verificamos se este é considerado segundo os aspectos técnicos, pedagógicos e a abordagem CTS, como um instrumento de ensino com validade e proveito, tanto para os alunos, quanto para os professores atuantes na educação básica do estado de Mato Grosso.
Resumo em lingua estrangeira: This study presents an investigation on the elaboration and evaluation of a sugar cane paradidátic book, which seeks to identify the possible contributions of the paradidátic, from the interpretative perspective of teachers and graduates in Chemistry. The research approach is based on the qualitative method, based on exploratory and documentary analysis techniques. Initially a survey was conducted on publications in the area of Chemistry Teaching, in the main events of recent years and journals in the area that contemplated the paradidátic and paradidátics terms. Secondly, in order to reach works that mention the theme Sugarcane, textbooks approved by PNLD / 2018 and some paradidátic books were analyzed. From this perspective, the paradidátic elaborated here seeks a possible union between contents close to the reality of the Mato Grosso students (the production of sugar cane and some of its chemical processes) to the approach Science, Technology and Society, which prioritizes the integral formation of the student. As for the theoretical assumptions, it uses the studies of Santos (2000, 2002, 2006, 2007, 2008, 2010), Mortimer (1988, 2000 e 2002), Schnetzler (2010), Linsingen (2007), Bazzo et al (2003), Garcia et al (1996) on the CTS approach, and Munakata (1997) and Dalcin (2002), being both Brazilian researchers and references on the subject of paradidátics. The paradidátic material QuimiCANA was elaborated, evaluated and will be published later. To evaluate the effectiveness of this teaching alternative, the research subjects answered a semi-structured evaluation questionnaire. After systematically analyzing the conclusions of the subjects about the paradidátic, we verify if it is considered according to the technical, pedagogical aspects and the CTS approach, as a valid and useful teaching instrument for both students and teachers working in basic education. from the state of Mato Grosso.
Palavra-chave: Livro paradidático
Estratégias de ensino
Ensino de química
Cana-deaçúcar
Palavra-chave em lingua estrangeira: Paradidátic book
Teaching strategies
Chemistry teaching
Sugar cane
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: FERNANDES, Karina Sasso. Paradidático como estratégia pedagógica para o ensino de química: aprendendo com uma planta chamada cana-de-açúcar. 2019. 261 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4476
Data defesa documento: 29-Aug-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Karina Sasso Fernandes.pdf10.55 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.