Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4479
Tipo documento: Dissertação
Título: Construção de mini-estufas como ferramentas de aprendizagem dos conceitos de calor e temperatura no ensino de Física no ensino médio
Autor(es): Gabriel, Daniel Antonio
Orientador(a): Maionchi, Daniela de Oliveira
Membro da Banca: Maionchi, Daniela de Oliveira
Membro da Banca: Prado, Rogério Junqueira
Membro da Banca: Mello, Geison Jader
Membro da Banca: Paulo, Sérgio Roberto de
Membro da Banca: Carara, Sabrina Silva
Resumo : A proposição deste trabalho surgiu da dificuldade que os alunos demonstram na assimilação dos conceitos físicos de calor e temperatura, utilizando diariamente a mesma definição para esses conceitos em situações diferentes. Desta forma, objetivando melhorar a compreensão e a diferença entre ambos idealizou-se como objeto de pesquisa a construção de um produto educacional cuja finalidade é contribuir com a aprendizagem significativa desses conceitos. Esse produto consistiu no desenvolvimento de duas mini-estufas, uma revestida por papel alumínio tendo em seu interior terra, e outra revestida por placas de espelho, contendo água, simulando situações análogas às do planeta Terra, para que fosse possível analisar a absorção de calor e variação de temperatura em cada uma delas. Para desenvolver essa pesquisa, o produto educacional foi aplicado aos alunos do 2º Ano “A” do Ensino Médio da Escola Estadual Albert Einstein no município de Guarantã do Norte-MT. Como procedimento metodológico, esses alunos responderam um questionário diagnóstico aplicado antes do produto educacional caracterizado como pré-teste, e outra posterior à apresentação dos conceitos de calor e temperatura com a utilização do produto educacional, na fase de pós-teste. Diante da necessidade da adoção de alternativas e métodos mais eficientes para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa, fez-se indispensável a compreensão das teorias de David Ausubel (1983) e Marco Antônio Moreira (1999) sobre a Aprendizagem Significativa e Aprendizagem Significativa Crítica, respectivamente. Os resultados dos dois momentos, pré e pós-teste, foram analisados, aferidos e discutidos à luz destas teorias para fundamentar este trabalho. O uso e manuseio de aparelhos, tais como amperímetro, voltímetro e termorregulador, potencializou não só os conceitos propostos neste trabalho, mas também possibilitou o entendimento sobre radiação ultravioleta e infravermelha e a transformação de energia elétrica em térmica, além de aquecimento global e efeito estufa. Constatou-se que o produto educacional é eficaz para a aprendizagem significativa no ensino de física, pois os resultados referentes ao aumento de acertos entre o pré-teste e pós-teste sugerem um avanço sobre a compreensão dos conceitos no decorrer da aplicação do produto.
Resumo em lingua estrangeira: In this work, the object of research was the construction of an educational product whose purpose is to contribute to the significant learning of the physical concepts of heat and temperature. The educational product consisted in the construction of two mini greenhouses, one covered by aluminum foil having inside the earth, and another one covered by mirror plates, containing water, in order to simulate situations similar to that of the planet Earth, so that it was possible to analyze the absorption of temperature in each of them. The proposition of this work arose from the difficulty that the students demonstrate in the assimilation of the physical concepts of heat and temperature. In view of the need to adopt more efficient alternatives and methods for learning to take place in a meaningful way, it was essential to understand the theories of Significant Learning and Significant Critical Learning, by David Ausubel (1983) and Marco Antônio Moreira (1999) respectively. To develop this research, were chosen the students of the Second Year "A" of the High School of the Albert Einstein State School in the municipality of Guarantã do Norte-MT, to apply the educational product. As a methodological procedure, these students initially answered a diagnostic questionnaire applied before the application of the educational product, a procedure characterized as a pre-test, and after the presentation of the concepts of heat and temperature with the use of the educational product in the post-test. The theory of meaningful learning points out that it is fundamental to interact between the new information and the one that the student has already possessed and defines this interaction as a subsumption concept. The results of the two moments, pre- and post-test, analyzed, collated and discussed in light of the theory chosen to base this work. After reading and discussing the data, noticed that the educational product, based on the theories of Ausubel (1983) and Moreira (1999), is effective for meaningful learning in physics teaching. The comparison of the graphs and table elaborated with the results concerning the correct answers, the pre-test and the post-test, left clear the advance on the understanding of the concepts, before and after the application of the product. In addition to the physical concepts cited, this educational product allowed students to understand other concepts such as current, voltage and power. The use and manipulation of devices, such as ammeter, voltmeter and thermo regulator, potentiated not only the concepts proposed in this work, but also allowed the understanding of ultraviolet and infrared radiation and the transformation of electric energy into thermal, as well as global warming and greenhouse effect .
Palavra-chave: Ensino de física
Aprendizagem significativa crítica
Calor
Temperatura
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physics teaching
Significant critical learning
Heat
Temperature
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: GABRIEL, Daniel Antonio. Construção de mini-estufas como ferramentas de aprendizagem dos conceitos de calor e temperatura no ensino de Física no ensino médio. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4479
Data defesa documento: 1-Dec-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Daniel Antonio Gabriel.pdf3.86 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.