Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4621
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Saúde e educação : uma análise de impacto utilizando Propensity Score Matching |
Autor(es): | Rocha, Maria Estela Basilio de Oliveira |
Orientador(a): | Nishimura, Fábio Nobuo |
Coorientador: | Zavala Zavala, Arturo Alejandro |
Membro da Banca: | Nishimura, Fábio Nobuo |
Membro da Banca: | Zavala Zavala, Arturo Alejandro |
Membro da Banca: | Heck, Cláudia Regina |
Membro da Banca: | Neri, Marcelo Cortês |
Resumo : | Neste trabalho, estimou-se o efeito do Programa Saúde na Escola (PSE) sobre as taxas de reprovação total, abandono total e distorção idade-série total com base nos microdados do Censo Escolar e Indicadores Educacionais publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e na relação de escolas públicas pactuadas em 2017 com o PSE, fornecida pelo Ministério da Educação (MEC). Utilizou-se o método Propensity Score Matching, aplicando análises de sensibilidade propostas por Ichino et al. (2008) e Oster (2017) e testes de respostas heterogêneas, a fim de aprofundar questões intrínsecas ao tema. Os resultados apontaram que há redução das taxas de reprovação, abandono e distorção idade-série total nas escolas pactuadas com o PSE, quando comparados aos das escolas não pactuadas. Tais efeitos são significativos e se destacam com maior intensidade na taxa de reprovação total. Para além disso, notou-se que a magnitude do impacto do PSE é maior nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º anos), quando comparada aos anos finais (6º ao 9º anos). As análises de sensibilidade propostas por Ichino et al. (2008) e Oster (2017) indicaram robustez nos resultados. Os testes de respostas heterogêneas, aplicados considerando subgrupos amostrais de características do professor, características da turma e nível socioeconômico da escola, indicaram redução nas taxas analisadas, reforçando o resultado principal. Nesse contexto, há confirmação da hipótese de que as escolas pactuadas com PSE apresentam redução na taxa de reprovação total, taxa de abandono total e taxa de distorção idade-série total. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work estimated the effect of the School Health Program (PSE) on total failure, dropout and total age-grade distortion rates based on microdata from the School Census and Educational Indicators published by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira ( INEP) and in the list of public schools agreed in 2017 to the PSE provided by the Ministry of Education (MEC). The Propensity Score Matching method was used, applying sensitivity analyzes proposed by Ichino et al. (2008) and Oster (2017) and heterogeneous response tests in order to deepen issues intrinsic to the theme. The results showed that there is a reduction in failure rates, dropout rates and total age-grade distortion in schools agreed to the PSE when compared to non-agreed schools. Such effects are significant and stand out with greater intensity in the total failure rate. Furthermore, it was noted that the magnitude of the impact of the PSE is greater in the early years of elementary school (1st to 5th grade) when compared to the final years (6th to 9th grade). The sensitivity analyzes proposed by Ichino et al. (2008), and Oster (2017), indicated robustness in the results. The heterogeneous response tests, applied considering sample subgroups of teacher characteristics, class characteristics and socioeconomic level of the school, indicated a reduction in the analyzed rates, reinforcing the main result. In this context, there is confirmation of the hypothesis that schools agreed with PSE present a reduction in the total failure rate, total dropout rate and total age-grade distortion rate. |
Palavra-chave: | Saúde Educação Propensity Score Matching Programa saúde na escola |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Health Education Propensity Score Matching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Economia (FE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Economia |
Referência: | ROCHA, Maria Estela Basilio de Oliveira. Saúde e educação: uma análise de impacto utilizando Propensity Score Matching. 2021. 66 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4621 |
Data defesa documento: | 30-Jul-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FE – PPG-ECO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Maria Estela Basilio de Oliveira Rocha.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.