Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarkus, Nathalia de Pinho-
dc.date.accessioned2023-08-11T13:35:55Z-
dc.date.available2020-11-19-
dc.date.available2023-08-11T13:35:55Z-
dc.date.issued2020-06-17-
dc.identifier.citationMARKUS, Nathalia de Pinho. Efeito da educação pré-primária no desempenho escolar. 2020. 59 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4624-
dc.description.abstractThis present work sought to measure the effect of pre-primary education on performance, measured from the grades of mathematics, of students in the 6th year of elementary school in public schools in the city of Recife, Pernambuco, Brazil, based on a survey conducted by Joaquim Nabuco Foundation in 2013. The methodology used was the Propensity Score Matching (PSM) with the purpose of comparing students who claim to have attended pre-primary school with a control group, composed of students who started school later.We sought to understand if the presence of parents and the characteristics of the school mitigated the effect. Specifically, a stratification analysis was performed using Quantile Treatment Effects (QTE).The results reveal that attending preschool has a positive impact on math performance, being even more effective for children with lower performance. Several econometric techniques were used to circumvent endogeneity problems. Oster’s sensitivity analysis (2019) indicated that there were no problems of omitted variables.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-09-13T14:43:41Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Nathalia de Pinho Markus.pdf: 1294302 bytes, checksum: fb4421b3f01b1a84e28323cc07b367eb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-08-11T13:35:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Nathalia de Pinho Markus.pdf: 1294302 bytes, checksum: fb4421b3f01b1a84e28323cc07b367eb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-11T13:35:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Nathalia de Pinho Markus.pdf: 1294302 bytes, checksum: fb4421b3f01b1a84e28323cc07b367eb (MD5) Previous issue date: 2020-06-17en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEfeito da educação pré-primária no desempenho escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de impactopt_BR
dc.subject.keywordPropensity score matchingpt_BR
dc.subject.keywordQuantile treatment effectspt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Felipe Resende-
dc.contributor.advisor-co1Nishimura, Fábio Nobuo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3971364649763994pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724942282637254pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Felipe Resende-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724942282637254pt_BR
dc.contributor.referee2Nishimura, Fábio Nobuo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3971364649763994pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5162045974899643pt_BR
dc.description.resumoEste presente trabalho buscou mensurar o efeito da educação pré-primária no desempenho, medido a partir das notas de matemática, dos alunos do 6o ano do ensino fundamental das escolas públicas da cidade do Recife, Pernambuco, Brasil, a partir de uma pesquisa realizada pela Fundação Joaquim Nabuco em 2013. A metodologia empregada foi o Propensity Score Matching (PSM) com o propósito de comparar os alunos que declaram ter frequentado o pré-primário com um grupo de controle, composto por alunos que iniciaram na escola mais tardiamente. Buscou-se compreender se a presença dos pais e as características da escola amenizassem o efeito. Especificamente foi feita uma análise por estratificação por meio do Quantile Treatment Effects (QTE). Os resultados revelam que frequentar pré-escola tem impacto positivo no desempenho de matemática, sendo ainda mais efetivo para as crianças de menor performance. Diversas técnicas econométricas foram utilizadas para contornar problemas de endogeneidade. A análise de sensibilidade de Oster (2019) indicou não haver problemas de variáveis omitidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia (FE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.subject.keyword2Early childhood educationpt_BR
dc.subject.keyword2Impact assessmentpt_BR
dc.subject.keyword2Propensity score matchingpt_BR
dc.subject.keyword2Quantile treatment effectspt_BR
dc.contributor.referee3Casagrande, Dieison Lenon-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0769766130813793pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Lucas Emanuel da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6083165233502280pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FE – PPG-ECO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Nathalia de Pinho Markus.pdf1.26 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.