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http://ri.ufmt.br/handle/1/4624
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Efeito da educação pré-primária no desempenho escolar |
Autor(es): | Markus, Nathalia de Pinho |
Orientador(a): | Oliveira, Felipe Resende |
Coorientador: | Nishimura, Fábio Nobuo |
Membro da Banca: | Oliveira, Felipe Resende |
Membro da Banca: | Nishimura, Fábio Nobuo |
Membro da Banca: | Casagrande, Dieison Lenon |
Membro da Banca: | Silva, Lucas Emanuel da |
Resumo : | Este presente trabalho buscou mensurar o efeito da educação pré-primária no desempenho, medido a partir das notas de matemática, dos alunos do 6o ano do ensino fundamental das escolas públicas da cidade do Recife, Pernambuco, Brasil, a partir de uma pesquisa realizada pela Fundação Joaquim Nabuco em 2013. A metodologia empregada foi o Propensity Score Matching (PSM) com o propósito de comparar os alunos que declaram ter frequentado o pré-primário com um grupo de controle, composto por alunos que iniciaram na escola mais tardiamente. Buscou-se compreender se a presença dos pais e as características da escola amenizassem o efeito. Especificamente foi feita uma análise por estratificação por meio do Quantile Treatment Effects (QTE). Os resultados revelam que frequentar pré-escola tem impacto positivo no desempenho de matemática, sendo ainda mais efetivo para as crianças de menor performance. Diversas técnicas econométricas foram utilizadas para contornar problemas de endogeneidade. A análise de sensibilidade de Oster (2019) indicou não haver problemas de variáveis omitidas. |
Resumo em lingua estrangeira: | This present work sought to measure the effect of pre-primary education on performance, measured from the grades of mathematics, of students in the 6th year of elementary school in public schools in the city of Recife, Pernambuco, Brazil, based on a survey conducted by Joaquim Nabuco Foundation in 2013. The methodology used was the Propensity Score Matching (PSM) with the purpose of comparing students who claim to have attended pre-primary school with a control group, composed of students who started school later.We sought to understand if the presence of parents and the characteristics of the school mitigated the effect. Specifically, a stratification analysis was performed using Quantile Treatment Effects (QTE).The results reveal that attending preschool has a positive impact on math performance, being even more effective for children with lower performance. Several econometric techniques were used to circumvent endogeneity problems. Oster’s sensitivity analysis (2019) indicated that there were no problems of omitted variables. |
Palavra-chave: | Educação infantil Avaliação de impacto Propensity score matching Quantile treatment effects |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Early childhood education Impact assessment Propensity score matching Quantile treatment effects |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Economia (FE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Economia |
Referência: | MARKUS, Nathalia de Pinho. Efeito da educação pré-primária no desempenho escolar. 2020. 59 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4624 |
Data defesa documento: | 17-Jun-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FE – PPG-ECO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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