Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4633
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Ecologia do solo e a contextualização dos conceitos de ácido, base e equilíbrio químico |
Autor(es): | Franco, Adriana Paula de Oliveira |
Orientador(a): | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Nehme, Claudia Joseph |
Resumo : | A presente dissertação apresenta um estudo sobre a interação do Ensino de Química com a Ecologia no intuito de promover o desenvolvimento integral do estudante, formando cidadãos atuantes na sociedade. A pesquisa discorre sobre a construção de um produto educacional, desenvolvido na forma de sequência didática, com a temática “Ecologia do Solo”, para contextualização da realidade sociocultural durante as aulas de Química contribuindo na formação de um cidadão consciente de sua relação com o ambiente em que vive e com o outro com quem convive, no intuito de contextualizar conceitos de ácido, base e equilíbrio químico. E, teve como objetivo avaliar a viabilidade da temática “ecologia do solo” para abordar conceitos de ácido, base e equilíbrio químico através do produto educacional comprometido com a formação e o desenvolvimento do ser humano integral apontados pela pesquisa em Ensino de Química e retomados na BNCC. Tem como indicador a formação do ser humano integral, cidadão ativo e reflexivo, considerando as competências e habilidades que apresentam conceitos e procedimentos, atitudes e valores para o exercício pleno da cidadania. A pesquisa apresenta caráter qualitativo, organizado a partir de abordagem documental e exploratória, com uma análise construtivo-interpretativa em que a subjetividade do objeto de estudo decorre da subjetividade de suas pesquisadoras. Como resultado avalia-se pertinência e consonância da sequência didática em contextualizar ácido, base e equilíbrio químico com uma abordagem problematizadora da realidade sociocultural e científica, mas há abertura para ir além. A interseção entre Ecologia e o Ensino de Química explica os fenômenos químicos e ecológicos da natureza viabilizando a produção de bens e serviços na sociedade de maneira responsável e ética. A educação, como espaço para o diálogo da realidade sociocultural e científica, reflete sobre as questões sociais, auxilia a produção de conhecimentos científicos e corrobora com a formação da cidadania. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation presents a study on the interaction of Chemistry Teaching with Ecology to promote the integral development of the student, forming citizens working in society. The research discusses the construction of an educational product, developed in the form of a didactic sequence, with the theme "Soil Ecology", to contextualize the sociocultural reality during chemistry classes contributing to the formation of a citizen aware of his relationship with the environment in which he lives and with the other with whom he lives, to contextualize acid concepts, base and chemical balance. And, the objective was to evaluate the feasibility of the theme "soil ecology" to address concepts of acid, basis and chemical balance through educational product committed to the formation and development of the integral human being pointed out by research in Chemistry Teaching and resumed in BNCC. Its indicator is the formation of the integral human being, active and reflective citizen, considering the competencies and skills that present concepts and procedures, attitudes and values for the full exercise of citizenship. The research presents a qualitative character, organized from a documentary and exploratory approach, with a constructive-interpretative analysis in which the subjectivity of the object of study results from the subjectivity of its researchers. As a result, the pertinence and consonance of the didactic sequence in contextualizing acid, base and chemical balance is evaluated with a problematizing approach to sociocultural and scientific reality, but there is openness to go beyond. The intersection between Ecology and Chemistry Teaching explains the chemical and ecological phenomena of nature enabling the production of goods and services in society in a responsible and ethical manner. Education, as a space for the dialogue of sociocultural and scientific reality, reflects on social issues, assists the production of scientific knowledges and corroborates the formation of citizenship. |
Palavra-chave: | Ensino de química BNCC Sequência didática Ecologia do solo Cidadania |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Chemistry teaching BNCC Didactic sequence Soil ecology Citizenship |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | FRANCO, Adriana Paula de Oliveira. Ecologia do solo e a contextualização dos conceitos de ácido, base e equilíbrio químico. 2021. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4633 |
Data defesa documento: | 31-Mar-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Adriana Paula de Oliveira Franco.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2021_Adriana Paula de Oliveira Franco - Prod. Educacional.pdf | 4.43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.