Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4636
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Educação em saúde com adolescentes no aspecto reprodutivo-saúde e prevenção nas escolas |
Autor(es): | Oliveira, Jéssica Flávia da Silva |
Orientador(a): | Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda |
Membro da Banca: | Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda |
Membro da Banca: | Pasa, Maria Corette |
Membro da Banca: | Mariotto, Sandra |
Resumo : | O presente estudo apresenta uma sequência didática sobre os aspectos reprodutivos e Saúde sexual do adolescente, uma temática de extrema relevância, com enfoque na perspectiva de prevenção e valorização do adolescente e de sua sexualidade. O tema se desenvolve aliando definições sobre puberdade, aspectos reprodutivos e de prevenção de gravidez precoce e Infecções sexualmente transmissíveis no espaço escolar. A pesquisa é de cunho qualitativo com elementos de pesquisa-ação e articula espaço de discussão e reflexão aos adolescentes. Deste modo, foi possível responder ao objetivo da pesquisa, que se trata de oportunizar ao adolescente informações sobre educação em saúde, visando a construção do conhecimento e a adequação de postura responsável e consciente acerca da vivência de sua sexualidade. Para a coleta de dados, realizou-se entrevista semi-estruturada, avaliação somativa, complemento de frase, observação direta e participante e questionário para a validação do produto. A sequência didática dividiu-se em seis momentos, sendo o primeiro deles, o levantamento de conhecimentos prévios e finalizando com a construção de um jogo de roleta e cartas. Para a validação do produto educacional foi utilizado um questionário para avaliação da metodologia e sobre a importância da discussão dessa temática no ambiente escolar. O resultado da pesquisa é satisfatório, pois aponta a importância das aulas de ciências como espaço para reflexão, discussão e sensibilização acerca dos riscos e vulnerabilidades dos adolescentes em relação à sexualidade, principalmente no que tange a gravidez precoce e a transmissão das diversas doenças. Portanto, concluímos que a educação sexual tem seu início em casa e precisa ter sua discussão ampliada no ambiente escolar, principalmente nas aulas de ciências, que por meio da reflexão crítica contribua com mudanças de comportamento e minimização da vulnerabilidade do adolescente frente às questões discutidas. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present study presents a didactic sequence about reproductive aspects and adolescent sexual health, an extremely relevant topic with focus in the ´perspective of prevention and valorization of adolescents and their sexuality. The theme is developed by combining definitions about puberty reproductive and prevention aspects of early pregnancy and sexually transmited infections in the school space. The research is of a qualitative nature with action research elements and articulates space for discussion and reflection to teenagers, that way, it was possible to answer the research objective that is about giving the teenager the opportunity health education information aimed at building knowledge and adjusting posture responsible and conscious about experiencing their sexuality. For data collection, semi-estructured interviews were conducted, summative assessment, sentence complement, direct and participant the first one being the survey of previous knowledge and ending with the construction of a game of roulette and cards. For the validation of the educational product, a questionnaire was used for evaluation of the methodology and about the importance of discussing this topic in the school environment. The research result is satisfactory, as it points out the importance of science classes as a space for reflection, discussion and awareness about the risks and vulnerabilities of adolescents in relation to sexuality, especially with regard to early pregnancy and the transmission of various diseases. Therefore, we conclude that sex education starts at home and needs to have its discussion expanded in the school environment, mainly ins science classes, which through critical reflection contributes to changes in behaviour and minimizes the vulnerability of adolescents in the face of the issues discussed. |
Palavra-chave: | Sequência didática Sexualidade Adolescência |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Didactic sequence Sexuality Adolescence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | OLIVEIRA, Jéssica Flávia da Silva. Educação em saúde com adolescentes no aspecto reprodutivo-saúde e prevenção nas escolas. 2020. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4636 |
Data defesa documento: | 19-Mar-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Jéssica Flávia da Silva Oliveira.pdf | 1.64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2020_Jéssica Flávia da Silva Oliveira – Prod. Educ..pdf | 596.83 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.