Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4650
Tipo documento: Dissertação
Título: O jardim sensorial como espaço de aprendizagem para o ensino de Ciências Naturais e Biologia
Autor(es): Bettiol, Flavia Karolina Pereira Barreto
Orientador(a): Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Coorientador: Nora, Giseli Dalla
Membro da Banca: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Nora, Giseli Dalla
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Gomes, Giselly Rodrigues das Neves Silva
Resumo : A presente dissertação tem como objetivo principal compreender como o Jardim Sensorial da UFMT pode ser utilizado como espaço de aprendizagem para o ensino de Ciências Naturais e Biologia, que assim como outras áreas, apresentam conteúdos complexos e muitas vezes difíceis de serem compreendidos por todos e, em contrapartida o professor necessita de recursos didáticos-pedagógicos que possibilitem a melhor aprendizagem aos seus alunos. É importante que este ensino seja acessível a todos, de forma que garanta a inclusão. O Jardim Sensorial da UFMT traz uma proposta que possibilita a educação inclusiva neste espaço, considerando a adaptação do mesmo para com os diversos sentidos humanos, no sentindo de para que o visitante possa experienciálo de forma educativa e inclusiva. Por meio da pesquisa qualitativa e participante, o espaço está sendo pesquisado com o desenvolvimento de atividades que possam contribuir para a produção de uma sequência didática direcionada para o ensino em um jardim sensorial e que possibilite a aprendizagem de forma efetiva. Em uma aula de campo realizada em 2019 no Jardim Sensorial da UFMT, os colaboradores da pesquisa vivenciaram o espaço apresentado. Assim, participaram de discussões sobre este, onde foram desenvolvidas quatro atividades: diagnóstico prévio à visita, atividade de percepção do jardim sensorial por meio da visita guiada, aplicação do questionário aos participantes e construção de mapas mentais. As atividades possibilitaram a estes a sensibilização sobre a proposta do jardim sensorial, assim como compreenderam seu potencial pedagógico. Os resultados obtidos a partir das atividades aplicadas possibilitaram a consolidação da proposta de produto educacional da pesquisa – uma sequência didática para o jardim sensorial, desenvolvida para que este espaço tenha seu propósito educacional amplificado.
Resumo em lingua estrangeira: The main objective of this dissertation is to understand how the UFMT Sensory Garden can be used as a learning space for the teaching of Natural Sciences and Biology, which, like other areas, presents complex and often difficult content to be understood by everyone and, on the other hand, the teacher needs didactic-pedagogical resources that enable the best learning for his students. It is important that this teaching is accessible to all, in a way that guarantees inclusion. The UFMT Sensory Garden brings a proposal that enables inclusive education in this space, considering the adaptation of it to the different human senses, in the sense that the visitor can experience it in an educational and inclusive way. Through qualitative and participatory research, the space is being researched with the development of activities that can contribute to the production of a didactic sequence aimed at teaching in a sensory garden and that enables effective learning. In a field class held in 2019 at the Sensory Garden at UFMT, the research collaborators experienced the space presented. Thus, they participated in discussions about it, where four activities were developed: diagnosis prior to the visit, activity of perception of the sensory garden through the guided visit, application of the questionnaire to the participants and construction of mental maps. The activities made it possible for them to raise awareness about the proposal of the sensory garden, as well as to understand its pedagogical potential. The results obtained from the applied activities enabled the consolidation of the proposed educational product of the research - a didactic sequence for the sensory garden, developed so that this space has its educational purpose amplified.
Palavra-chave: Espaços de aprendizagem
Jardim sensorial
Ensino de ciências naturais
Ensino de biologia
Sequência didática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Learning spaces
Sensory garden
Teaching natural sciences
Biology teaching
Didactic sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: BETTIOL, Flavia Karolina Pereira Barreto. O jardim sensorial como espaço de aprendizagem para o ensino de Ciências Naturais e Biologia. 2020. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4650
Data defesa documento: 30-Sep-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado



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