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Tipo documento: Dissertação
Título: Educação em ciências naturais para estudantes surdos : potencialidades e desafios no uso de uma plataforma virtual
Autor(es): Miranda, Joelson Marcelo de
Orientador(a): Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Coorientador: Lima, Tânia Maria de
Membro da Banca: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Lima, Tânia Maria de
Membro da Banca: Soares, Elane Chaveiro
Membro da Banca: Gianotto, Adriano de Oliveira
Resumo : A educação de pessoas surdas é hoje um grande desafio para educadores e gestores dos sistemas de ensino. Há entendimento de que é preciso superar as barreiras impostas pelos históricos processos de exclusão de surdos, o que implica reconhecimento de que o povo surdo faz uso de artefatos culturais que lhe são próprios, incluindo a língua de sinais. Por conseguinte, a educação desse grupo social precisa ser promovida com base nos pressupostos da pedagogia visual. Tais pressupostos são fundamentados no fato de que os sujeitos surdos percebem o mundo por meio dos olhos. Isso explica porque as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) são apontadas por pesquisadores surdos como importantes recursos pedagógicos. Essa questão foi adotada como objeto deste estudo, que se orienta pela busca de resposta para a seguinte indagação (problema de pesquisa): Que potencialidades e desafios podem ser observados quando se usa uma plataforma virtual para promover a educação em ciências naturais para estudantes surdos? Parte-se do entendimento de que o desenvolvimento desse estudo demanda permanente diálogo com professores surdos que atuam em uma escola especializada. Por essa razão, optou-se pela pesquisa participante como caminho metodológico. Trata-se de uma pesquisa fundamentada na construção coletiva de uma plataforma virtual dedicada especialmente à hospedagem e produções de proposições didáticas para estudantes surdos. O amparo teórico para o desenvolvimento das análises foi situado nos estudos culturais, mais especificamente, no campo dos estudos surdos. A pesquisa apontou que a plataforma virtual contribuiu com as práticas pedagógicas dos professores, oportunizando a eles materiais didáticos específicos para surdos em todas as áreas do conhecimento.
Resumo em lingua estrangeira: The education of deaf people is today a big challenge for educators and managers of education systems. There is an understanding that it is necessary to overcome the barriers imposed by the historical process of exclusion of the deaf, which implies recognition that the deaf people make use of cultural artifacts that are their own, including the signal language. Consequently, the education of this social group needs to be promoted based on the assumptions of deaf pedagogy. Such assumptions are based on the fact that deaf individuals perceive the world through their eyes. This explains why the Digital Information and Communication Technologies (DICTs) are pointed out by deaf researchers as important pedagogical resources. This question was adopted as the object of this study, which is guided by the search for an answer to the next question (research problem): What potentialities can be observed when using the WIX Virtual Platform to promote education in natural sciences for deaf students of the last years of basic education? It is based on the understanding that the development of this study requires permanent dialogue with deaf teachers who work in a specialized school. For this reason, participant research was chosen as a methodological way. It is a research based on the collective construction of a WIX Virtual Platform dedicated especially to the production of didactic propositions of education in natural sciences for deaf students of the 3rd cycle of basic school. The theoretical support for the development of analyzes was found in cultural studies, more specifically, in the field of deaf studies. The research presented here is expected to support the school inclusion of deaf students, notably with regard to access to scientific culture.
Palavra-chave: Educação de surdos
TDIC
Ensino de ciências naturais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Deaf education
DICTs
Teaching natural sciences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: MIRANDA, Joelson Marcelo de. Educação em ciências naturais para estudantes surdos: potencialidades e desafios no uso de uma plataforma virtual. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4655
Data defesa documento: 17-Dez-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

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