Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4656
Tipo documento: Dissertação
Título: Proposta de uma sequência didática para o estudo dos transgênicos a partir da abordagem CTS
Autor(es): Oliveira, Jonise Marques de
Orientador(a): Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda
Membro da Banca: Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda
Membro da Banca: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Araújo, Claudineia de
Resumo : Esta pesquisa teve como objetivo apresentar e avaliar uma proposta de sequência didática, centrada no tema transgênicos, apontando as contribuições do uso da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade para o ensino de Ciências, na Educação Básica. Nesse sentido, a questão norteadora da pesquisa foi: como a abordagem CTS é empregada pelos professores da área das Ciências Naturais? Para elucidar a questão norteadora pretendeu-se recorrer a pressupostos teóricos, que possam contribuir para efetivação de um ensino de natureza mais reflexiva, desenvolvendo uma sequência didática, planejada nos moldes teóricosmetodológicos, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar, aproximando o conteúdo com o cotidiano dos alunos. A elaboração da sequência didática ocorre por um conjunto de atividades conectadas entre si, com estratégias e planejamentos para determinação de cada etapa e/ou atividade, desenvolvendo conteúdos disciplinares interligados, propondo melhoria no processo de ensino e aprendizagem. A proposta didática foi realizada com oito professores da área das Ciências Naturais da Escola Estadual Professor Heliodoro Capistrano da Silva, Município de Cuiabá – MT. A abordagem de investigação baseou-se no método qualitativo, com desenvolvimento da pesquisa descritiva. A coleta de dados desta pesquisa ocorreu em três etapas: i) pesquisa bibliográfica; ii) aplicação de questionário referente aos dados pessoais, acadêmicos, profissionais e ações didático-pedagógicas dos professores; iii) avaliação da sequência didática, pelos participantes, através da aplicação de um questionário. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa foi possível verificar que os professores compreendem a importância de debater temas relacionados à CTS no ensino de Ciências, porém mostram uma fragilidade ou uma limitação na compreensão ou, ainda, de como esses temas podem ser agregados às práticas escolares. Com o propósito de compartilhar o estudo desenvolvido com outros docentes, como produto final deste trabalho, foi elaborado um Guia Didático, contendo a sequência didática proposta. Os resultados obtidos indicaram que as atividades desenvolvidas contribuem para o processo de ensino e aprendizagem da temática transgênicos e com o ensino de Ciências, com possibilidade real da compreensão do conhecimento científico alinhado às questões CTS.
Resumo em lingua estrangeira: This research aimed to present and evaluate a didactic sequence proposal, centered on the transgenic theme, pointing out the contributions of the use of the Science, Technology and Society approach to the teaching of Sciences in Basic Education. In this sense, the guiding question of the research is: how is the STS approach used by teachers in the field of Natural Sciences? To elucidate the guiding question, the research intended to use theoretical assumptions that can contribute to the realization of teaching of a more reflective nature, developing a didactic sequence, planned in the theoretical-methodological molds, organized according to the objectives that the teacher wants to achieve, bringing content closer to students’ daily lives. The didactic sequence is elaborated through a set of activities connected with each other, with strategies and plans for determining each stage and/or activity, developing interconnected disciplinary contents, proposing improvement in the teaching and learning process. The didactic proposal was carried out with eight teachers in the area of Natural Sciences at the Professor Heliodoro Capistrano da Silva State School, Municipality of Cuiabá - MT. The research approach was based on the qualitative method, with the development of descriptive research. The data collection for this research took place in three stages: i) bibliographic research; ii) application of a questionnaire referring to personal, academic, professional and didactic-pedagogical actions of teachers; iii) evaluation of the didactic sequence by the participants through the application of a questionnaire. From the results obtained in this research, it was possible to verify that the teachers understand the importance of debating themes related to STS in Science teaching, however they show a weakness or a limitation in the understanding or, still, of how these themes can be added to the school practices. In order to share the study developed with other teachers, as a final product of this work, a didactic Guide was prepared containing the proposed didactic sequence. The results obtained indicated that the activities developed contribute to the process of teaching and learning about transgenics thematic and to the teaching of Sciences, with a real possibility of understanding scientific knowledge in line with STS issues.
Palavra-chave: CTS
Sequência didática
Ensino de ciências
Transgênicos
Palavra-chave em lingua estrangeira: STS
Didactic sequence
Science teaching
Transgenics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: OLIVEIRA, Jonise Marques de. Proposta de uma sequência didática para o estudo dos transgênicos a partir da abordagem CTS. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4656
Data defesa documento: 24-Mar-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Jonise Marques de Oliveira.pdf1.58 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2021_Jonise Marques de Oliveira - Prod. Educacional.pdf3.4 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.