Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4660
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Protozoários “vilões ou mocinhos”? : a sua importância ecológica nos ecossistemas : uma proposta inclusiva para aulas de Ciências |
Autor(es): | Santos, Josefa Silva dos |
Orientador(a): | Hardoim, Edna Lopes |
Membro da Banca: | Hardoim, Edna Lopes |
Membro da Banca: | Oliveira, Márcia Teixeira de |
Membro da Banca: | Araújo, Cristiane Ferreira Lopes de |
Membro da Banca: | Miyazaki, Rosina Djunko |
Resumo : | Esta pesquisa traz reflexões sobre como o grupo dos protozoários de vida livre em ambientes aquáticos, mesmo com os avanços tecnológicos e pesquisas, ainda é negligenciado em termos ecológicos, sendo apresentado nos livros didáticos e pela maioria dos professores como organismos vilões apesar de terem funções variadas nos ecossistemas aquáticos, como reguladores de populações de algas e bactérias atuando diretamente nas microcadeias alimentares desses ambientes. Nosso problema de pesquisa foi verificar se as abordagens metodológicas empregadas nas aulas de Ciências/Biologia auxiliam os alunos a refletirem sobre a função ecológica dos protozoários. Os objetivos que orientaram esta pesquisa foram: avaliar a forma das abordagens sobre protozoários em sala de aula; e testar métodos pedagógicos inovadores e inclusivos para a compreensão do papel ecológico dos protozoários. No percurso metodológico foram testados métodos ativos como a aprendizagem colaborativa e uma abordagem inovadora - o STEAM, além da elaboração de um produto educacional em forma de Sequência Didática (SD), que visa contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental II. No ano 2019, o produto foi testado e validado em duas turmas (Urutau e Canário) do sétimo ano de uma Escola Estadual de Comodoro - MT. Para atingir os objetivos, definiu-se três etapas: Primeiramente uma sondagem das turmas; na segunda, a aplicação de um questionário definido como pré-teste e, em seguida, a aplicação do produto. A terceira e última etapa foi a aplicação de um pós-teste. Nos resultados, verificou-se que 41% dos alunos da turma-Urutau disseram saber o que era um protozoário, e no pré-teste, esse mesmo percentual concordou que todo protozoário é causador de doenças. Após aplicação da SD, as perguntas foram refeitas e, de acordo com os dados produzidos, 77% souberam o que era um protozoário, e apenas 22% ainda concordavam que todo protozoário é patogênico. Da turma-Canário, no pré-teste, 24% responderam que sabiam o que era um protozoário, mantendo o percentual para os alunos que concordavam que todo protozoário é causador de doenças. Após aplicação da SD, o número de alunos que sabiam o que era um protozoário aumentou para 86% contra os 13,5% dos alunos que concordavam que todo protozoário causa doenças. Outro aspecto importante observado nos resultados foi que nas duas turmas pesquisadas poucos alunos souberam responder o que é uma pesquisa científica nas duas fases da pesquisa; no pré-teste da turmaUrutau, só 35% sabiam definir, diminuindo para 31% no pós-teste. Na turma-Canário, na primeira fase, 33,5% dos alunos responderam que sabiam o significado. Na fase seguinte, do pós-teste, apenas 36,5 % disseram saber. No tocante às áreas do STEAM, constatou-se que as atividades de Ciências chamaram mais a atenção dos estudantes da turma-Urutau, atrativa para 50% dos alunos, e na turma-Canário para 59 % dos respondentes. Os apontamentos dos alunos indicaram a relevância de como as aulas de Ciências deveriam ser ministradas, com atividades laboratoriais para visualizarem células e microrganismos, atividades de campo, atividades colaborativas, filmes, jogos e recompensas e citaram que deveriam ser como as do projeto de pesquisa desenvolvido. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research brings reflections on how the group of free-living protozoa in aquatic environments, even with technological advances and research, are still neglected in ecological terms, has been presented in textbooks and by most teachers as villainous organisms despite to have varied functions in aquatic ecosystems, as regulators of algae and bacteria populations acting directly in the food chain of these environments. With this premise, our research problem focused on verifying whether the methodological approaches used in Science / Biology classes help students to reflect on the ecological function of protozoa in ecosystems. This research aimed to evaluate the form of protozoan approaches in the classroom; to discuss how textbooks provide access to knowledge about protozoa (do they address only pathological and parasitic cycles?); test innovative and inclusive teaching methods for understanding the ecological role of protozoa. The methodological path included to test learning active methods, such as collaborative learning and an innovative approach - STEAM, in addition to the development of an educational product - Didactic Sequence (SD), which aims to contribute to the teaching and learning process of students from II Elementary School. In the year 2019, the product was tested and validated in two classrooms (Urutau and Canário) of the seventh year of a State School located at Comodoro municipality, State of Mato Grosso. To achieve the objectives, the methodological path consisted of three stages: First, a survey of the studants; in the second, the application of a questionnaire defined as a pre-test, followed by the application of the educational product; third and the last step was the application of a post-test. Analyzing the results, it was found that 41% of the students in the Urutau class said they knew what a protozoan was, and in the pre-test, this same percentage still agreed that all protozoa are causes of disease. After applying the SD, the questions were redone to the class and, according to the data produced, 77% now knew what a protozoan was, and only 22% still agreed that every protozoan causes disease. Of the Canary classroom, in the pre-test, 24% replied that they knew what a protozoan was, also maintaining the same percentage for students who agreed that all protozoa cause disease. After applying the SD, the number of students who knew how to answer what a protozoa is, have increased to 86% against the 13.5% of students who agreed that all protozoa cause disease. Another important aspect observed in the results was that in the two groups surveyed, few students were able to answer what scientific research is in the two phases of the research; in the pre-test of the Urutau class, only 35% knew how to define it, decreasing to 31% in the post-test. In the Canary class, in the first phase, 33.5% of the students answered that they knew the meaning. In the following phase, after the post-test, only 36.5% said they knew. Regarding the areas of STEAM, it was found that the activities of Science attracted the attention of the students of the Urutau class, attractive to 50% of the students, and in the Canary class to 59% of the respondents. The students' notes indicated the relevance of how science classes should be taught, such as with laboratory activities to visualize cells and microorganisms, field activities, collaborative activities, films, games and rewards and mentioned that they should be like those of the project research development. |
Palavra-chave: | Aprendizagem ativa Aprendizagem colaborativa Modelo de educação STEAM |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Active learning Collaborative learning STEAM |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | SANTOS, Josefa Silva dos. Protozoários “vilões ou mocinhos”?: a sua importância ecológica nos ecossistemas: uma proposta inclusiva para aulas de Ciências. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4660 |
Data defesa documento: | 21-Aug-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Josefa Silva dos Santos.pdf | 2.32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2020_Josefa Silva dos Santos - Prod. Educacional.pdf | 6.88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.