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Tipo documento: Dissertação
Título: Jogos e a aprendizagem híbrida : desafios e possibilidades didáticas colaborativas no ensino de Genética
Autor(es): Costa, Luciele Matos do Carmo
Orientador(a): Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda
Membro da Banca: Marques, Ataiany dos Santos Veloso
Membro da Banca: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Resumo : Diante das fragilidades durante o processo de aprendizagem, e aqui mais especificamente no ensino de Biologia, buscamos nos métodos de aprendizagem ativa a alternativa como recurso facilitador no ensino de genética. Nesse contexto, a presente pesquisa trouxe o seguinte questionamento: Quais perspectivas metodológicas seriam eficazes para aplicarmos no nosso dia a dia da sala de aula, visando facilitar o processo de aprendizagem de conceitos genéticos? O objetivo geral da presente pesquisa foi desenvolver estratégias de Métodos de Aprendizagem Ativa (MAA) para o ensino de Biologia relacionado à Genética, para o fortalecimento da prática pedagógica. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e se propôs a discutir sobre métodos de aprendizagem de ativa e aqueles situados na zona híbrida de ensino. Empregamos alguns elementos do Método Delphi contando com especialistas na área de Genética e na docência na Educação Básica. Os experts colaboraram com a pesquisa avaliando o material produzido e trouxeram sugestões para o seu aprimoramento. Após as análises e ajustes, trazemos a sugestão de um roteiro com possibilidades didáticas colaborativas e o desenvolvimento de um jogo, intitulado “HEBIO”, com intuito de facilitar o processo de aprendizagem no ensino de Genética. Sob a ótica dos especialistas, foi constatada a relevância do jogo no ensino de genética, por meio dos resultados obtidos. A pesquisa nos permitiu considerar que os métodos de aprendizagem ativa, em especial os jogos, podem ser apontados como ferramentas facilitadoras de aprendizagem a partir da mediação de um professor interativo, que permite o desenvolvimento de princípios inclusivos e colaborativos, com foco no protagonismo do estudante no processo da sua própria aprendizagem.
Resumo em lingua estrangeira: In view of the weaknesses during the learning process, and here more specifically in the teaching of Biology, we seek in the active learning methods the alternative as a facilitating resource in the teaching of genetics. In this context, the present research raised the following question: What methodological perspectives would be effective for us to apply in our daily life in the classroom, aiming to facilitate the process of learning genetic concepts? The general objective of the present research was to develop strategies of Active Learning Methods (MAA) for the teaching of Biology related to Genetics, for the strengthening of the pedagogical practice. The research has a qualitative approach and proposed to discuss active learning methods and those located in the hybrid teaching zone. We employ some elements of the Delphi Method with specialists in the field of Genetics and teaching in Basic Education. The experts collaborated with the research by evaluating the material produced and brought suggestions for its improvement. After the analysis and adjustments, we suggest a script with collaborative teaching possibilities and the development of a game, entitled “HEBIO”, in order to facilitate the learning process in the teaching of Genetics. From the perspective of the experts, the relevance of the game in the teaching of genetics was found, through the results obtained. The research allowed us to consider that the active learning methods, especially the games, can be pointed out as facilitating learning tools through the mediation of an interactive teacher, which allows the development of inclusive and collaborative principles, with a focus on the student's role in the process of your own learning.
Palavra-chave: Ensino híbrido
Jogos didáticos
Aprendizagem ativa
Palavra-chave em lingua estrangeira: Hybrid teaching
Educational games
Active learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: COSTA, Luciele Matos do Carmo. Jogos e a aprendizagem híbrida: desafios e possibilidades didáticas colaborativas no ensino de Genética. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4662
Data defesa documento: 26-Feb-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

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