Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4664
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O letramento científico e o pensamento crítico na era da hiperinformação : promovendo imunidade contra as pseudociências e a anticiência |
Autor(es): | Santos, Odenilton Júnior Ferreira dos |
Orientador(a): | Hardoim, Edna Lopes |
Membro da Banca: | Hardoim, Edna Lopes |
Membro da Banca: | Jorge Neto, Miguel |
Membro da Banca: | Silva, Maria de Fátima Vilhena da |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Resumo : | Na era da hiperinformação, em que no Brasil os smartphones se tornaram o principal meio de acesso à internet, aplicativos para troca de mensagens instantâneas e as redes sociais vêm ocupando um lugar privilegiado como veículo de informação. Ponderando sobre esse contexto, emergiu nosso problema de pesquisa: como o letramento científico e o pensamento crítico podem contribuir para a avaliação da qualidade das informações científicas veiculadas nos sistemas midiáticos e sociais? Deste modo, a pesquisa teve como objetivos: averiguar como um projeto investigativo e colaborativo, baseado em método de aprendizagem ativa, pode contribuir para aprofundar o letramento científico e o pensamento crítico dos participantes, de modo que estes sejam capazes de distinguir informações provenientes da internet como científicas, pseudocientíficas ou anticientíficas; diagnosticar se, e com quais critérios, os alunos verificam a confiabilidade das informações que consomem e/ou compartilham por meio da internet, além de auxiliá-los a produzirem uma checklist com o fim de avaliação quanto a confiabilidade das informações veiculadas nos meios midiáticos e sociais. Aportado em uma abordagem qualitativa com o requerido rigor científico, realizamos um estudo de caso com elementos de pesquisa-ação apoiados em pressupostos da epistemologia de Mario Bunge, aplicando o projeto #ChecandoComCiência, a partir do qual desenvolvemos um roteiro didático e um site como produtos educacionais. Os resultados nos permitem observar que a atual problemática da desinformação científica em meios midiáticos e sociais pode ser utilizada com bom proveito para trabalhar os conhecimentos sobre o método científico e a ciência no ensino de ciências naturais. Os(as) participantes da pesquisa demonstraram ter modificado a percepção sobre o contexto da desinformação, além de apresentar uma melhor criticidade e capacidade para investigar e classificar informações científicas. |
Resumo em lingua estrangeira: | In the Era of hyper information, the Brazilian smartphones have become the main means of internet access, instant messaging applications, and social networks have occupied a preferred position as channel of information. Taking this context on account, our research problem has emerged: how scientific literacy and critical thinking can contribute for evaluation of the quality of scientific information spread in social media? Thus, the research aimed to investigate how an investigative and collaborative project, based on active learning methods, can contribute to deep our research participants’ scientific literacy and critical thinking, so that they are able to distinguish the internet informations as scientific, pseudoscientific, or unscientific ones; to diagnose if, and with which criteria, students verify the reliability of information they consume and/or share through the internet, and in addition to that, to assist them to produce a checklist, aiming to evaluate the reliability of the information spread in social media. Supported by a qualitative approach, with the required scientific rigor, we carried out a study case, with some action research elements, supported by our assumptions of Mario Bunge's epistemology, applying the #ChecandoComCiência project, from which we developed a didactic script and a website as educational products. The results allowed us to verify that the current problem of scientific misinformation in social media can be used, taking it as a good advantage to work on the scientific method knowledgement, and in the natural sciences education. Our research participants have demonstrated that they had changed their perception about the misinformation context, in addition to presenting a better critical vision, and ability to investigate and classify scientific information. |
Palavra-chave: | Desinformação Notícias falsas Podcast Educação midiática |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Misinformation Fake news Podcast Midian education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | SANTOS, Odenilton Júnior Ferreira dos. O letramento científico e o pensamento crítico na era da hiperinformação: promovendo imunidade contra as pseudociências e a anticiência. 2021. [107] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4664 |
Data defesa documento: | 21-Set-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Odenilton Júnior Ferreira dos Santos.pdf | 1.61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2021_Odenilton Júnior Ferreira dos Santos - Prod. Educacional.pdf | 511.78 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.