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http://ri.ufmt.br/handle/1/4666
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Uma proposta de capacitação para elaboração de aulas de ciências inclusivas |
Autor(es): | Marçal, Suelen Estulano |
Orientador(a): | Paulo, Iramaia Jorge Cabral de |
Membro da Banca: | Paulo, Iramaia Jorge Cabral de |
Membro da Banca: | Silva, Elvis Lira da |
Membro da Banca: | Vianna, Deise Miranda |
Resumo : | Diante de uma política educacional que desde meados do século XX vem se estruturando para promover um ensino cada vez mais acessível e inclusivo às pessoas com deficiência, o presente trabalho se propõe a desenvolver uma capacitação a professores ou futuros professores para a elaboração de aulas de ciências inclusivas. Para isto foi desenvolvido um material didático intitulado: “Acessibilidade e Inclusão para o Ensino de Ciências” em formato de apostila cujo conteúdo aborda: A pessoa com deficiência ao longo da história, Os direitos das pessoas com deficiência nas leis brasileiras; Informações gerais (onde fala sobre currículo, tecnologia assistiva e deficiência motora); Adaptações para o ensino de ciências ao aluno com deficiência auditiva; Adaptações para o ensino de ciências ao aluno com deficiência visual; e Adaptações para o ensino de ciências ao aluno com dificuldades de aprendizagem. Sendo que neste último capítulo foram incluídos condições cognitivas que possam ser complicadores do processo de ensinoaprendizagem, entre elas: a síndrome de Down, o transtorno do espectro autista, a dislexia e o transtorno de déficit de atenção. Para verificação da viabilidade do curso e do material desenvolvido, o produto foi aplicado em um curso ministrado aos alunos do último semestre de Licenciatura Plena em Química da Universidade Federal de Mato Grosso. O curso teve duração de 16 horas, divididas em 12 horas presenciais e 4 horas de atividade extraclasse a ser desenvolvida ao longo do curso. Para avaliar se o produto atingiu o objetivo proposto, foi solicitado que os participantes desenvolvessem um plano de aula inclusivo utilizando os conhecimentos adquiridos no curso. Dentre os 33 estudantes matriculados, 5 (15%) não apareceram em nenhum dia do curso e 3 (9%) foram somente em 1 dia. Um total de 10 (30%) estudantes não fizeram o plano de aula solicitado. Entre os que fizeram o plano de aula, 8 (24%) estudantes apresentaram planos de aula de autoria de terceiros, sendo 3 (9%) copiados integralmente da internet, 3 (9%) cópias parciais da internet sem citar a fonte e 2 (6%) copiados do próprio colega. Entre os demais planos de aula onde não foram detectados plágio, 7 (21%) não apresentavam propostas de inclusão, 2 (6%) apresentaram propostas de inclusão confusas e insuficientes e somente 5 (15%) planos de aula atendiam a proposta do curso e propunham estratégias didáticas que promoviam a inclusão. Considerando os resultados obtidos, podemos inferir que o baixo comprometimento e a falta de interesse dos estudantes quanto à própria formação e quanto à necessidade de promover medidas de inclusão é o espelho de uma sociedade que ainda precisa de grandes mudanças culturais para que as pessoas com deficiência ou com dificuldades de aprendizagem se sintam acolhidas nas instituições de ensino e tenham as mesmas oportunidades dos demais estudantes. |
Resumo em lingua estrangeira: | Considering the educational politics that has been structured since the mid-twentieth century to promote an accessible study and adapted education for people with disabilities, this work have the intention of to develop a capacitation course for teachers or future teachers that prepares them for adapted science classes. So, has been constructed a schoolar material named: “Accessibility and Inclusion for Science Teaching” in handout composed by the chapters: The person with disabilities throughout history, The rights of people with disabilities in the Brazilian laws; General information (written about curriculum, assistive technology and physical disability); Adaptations for teaching science to students with hearing disability; Adaptations for teaching science to students with visually disability; and Adaptations for teaching science to students with learning difficulties. In this last chapter, has been included cognitive conditions that could complicate the teaching-learning process, like: Down syndrome, autism spectrum disorder, dyslexia and attention deficit disorder. To verify the viability of the course and the material developed, the product was applied to students in the last semester of graduation in Chemistry at the Federal University of Mato Grosso. The course lasted 16 hours, divided into 12 hours in person and 4 hours of extra-class activity to be do it throughout the course. To assess whether the product achieved the objective of this search, participants were asked to did an inclusive study plan using the knowledge acquired in the course. Among the 33 students enrolled, 5 (15%) didn’t show up any day of the course and 3 (9%) were only on 1 day. A total of 10 (30%) students didn’t make the requested study plan. Among those who made the study plan, 8 (24%) students presented study plans written by other persons, 3 (9%) being copied totally from the internet, 3 (9%) has been partial copies from the internet without mentioning the authors and 2 (6%) copied from colleagues. Among the other study plans without plagiarism, 7 (21%) didn’t have inclusion explanation, 2 (6%) presented confusing and no inclusion reasoning, and only 5 (15%) study plans has been written with didactic strategies that promoted inclusion. Considering the results obtained, we can infer that the low commitment and no interest of students in their training and in the importance of promote inclusion measures is a reflection of society who still needs expressive changes in their culture, so that people with disabilities or difficulties learning feel welcomed in educational institutions and have the same opportunities as other students. |
Palavra-chave: | Ensino de ciências Pessoa com deficiência Educação inclusiva |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Science study Disable person Adapted education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | MARÇAL, Suelen Estulano. Uma proposta de capacitação para elaboração de aulas de ciências inclusivas. 2020. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4666 |
Data defesa documento: | 27-Mar-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
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