Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Ana Carolina do Nascimento-
dc.date.accessioned2023-09-12T16:23:57Z-
dc.date.available2020-11-07-
dc.date.available2023-09-12T16:23:57Z-
dc.date.issued2020-04-29-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Ana Carolina do Nascimento. Há protagonismo das mulheres nos livros didáticos de História?: análise de duas coleções para o ensino médio e propositura de um conjunto de oficinas. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4669-
dc.description.abstractThis master's thesis aims to analyze the construction of gender based on the role of women in the History taught in Didactic Collections of the National Plan of Didactic Book / 2018. The choice of this theme is justified by the high rates of violence against women, such as naturalized hierarchies and gender inequality in society. The theoretical and methodological framework of gender is based mainly on the studies of Joan Scott, who explains this category of historical analysis as a social construction and as a way of giving meaning to power relations. Scott understands that the gender category used first to analyze the differences between the sexes, has been extended to the question of differences within difference. In this sense, Angela Davis' work has become essential to research, as it shows how much it is necessary to consider the intersectionality of race, class and gender. In this research, the history textbook is considered as a historical document, while understanding its importance as a physical object of commercial value. The guiding axis of the work is the analysis and reflection of gender relations through the role of women in history taught by textbooks, and on how these approaches are inserted in the context of gender inequality and violence in society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-09-26T17:02:27Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Ana Carolina do Nascimento Albuquerque.pdf: 3503484 bytes, checksum: cc899bf993ddbe47a38919da7f821d14 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-09-12T16:23:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Ana Carolina do Nascimento Albuquerque.pdf: 3503484 bytes, checksum: cc899bf993ddbe47a38919da7f821d14 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-12T16:23:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Ana Carolina do Nascimento Albuquerque.pdf: 3503484 bytes, checksum: cc899bf993ddbe47a38919da7f821d14 (MD5) Previous issue date: 2020-04-29en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleHá protagonismo das mulheres nos livros didáticos de História? : análise de duas coleções para o ensino médio e propositura de um conjunto de oficinaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordInterseccionalidadept_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Ana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Ana Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.contributor.referee2Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215217319481353pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8034774182069157pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a construção do gênero a partir do protagonismo das mulheres na História ensinada em Coleções Didáticas do Plano Nacional do Livro Didático/2018. A escolha desse tema se justifica pelos altos índices de violência cometidos contra as mulheres, as hierarquias naturalizadas e a desigualdade de gênero na sociedade. O referencial teórico e metodológico de gênero se baseia principalmente nos estudos de Joan Scott, que explica essa categoria de análise histórica como uma construção social e como forma de dar significado as relações de poder. Scott entende que a categoria gênero usada primeiro para analisar as diferenças entre os sexos, foi estendida à questão das diferenças dentro da diferença. Nesse sentido a obra de Ângela Davis se tornou essencial à pesquisa, pois mostra o quanto é preciso considerar a interseccionalidade de raça, classe e gênero. Nesta pesquisa, considera-se o livro didático de história como documento histórico, sem deixar de compreender sua importância enquanto objeto físico de valor comercial. É eixo norteador do trabalho a análise e reflexão das relações gênero através do protagonismo das mulheres na História ensinada pelos livros didáticos, e sobre como essas abordagens estão inseridas no contexto da desigualdade e da violência de gênero na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2History teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Textbookspt_BR
dc.subject.keyword2High schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Genderpt_BR
dc.subject.keyword2Intersectionalitypt_BR
dc.contributor.referee3Borges, Ana Carolina da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5376386779095092pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Ana Carolina do Nascimento Albuquerque.pdf3.42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.