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http://ri.ufmt.br/handle/1/4669
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Há protagonismo das mulheres nos livros didáticos de História? : análise de duas coleções para o ensino médio e propositura de um conjunto de oficinas |
Autor(es): | Albuquerque, Ana Carolina do Nascimento |
Orientador(a): | Marques, Ana Maria |
Membro da Banca: | Marques, Ana Maria |
Membro da Banca: | Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins |
Membro da Banca: | Borges, Ana Carolina da Silva |
Resumo : | Esta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a construção do gênero a partir do protagonismo das mulheres na História ensinada em Coleções Didáticas do Plano Nacional do Livro Didático/2018. A escolha desse tema se justifica pelos altos índices de violência cometidos contra as mulheres, as hierarquias naturalizadas e a desigualdade de gênero na sociedade. O referencial teórico e metodológico de gênero se baseia principalmente nos estudos de Joan Scott, que explica essa categoria de análise histórica como uma construção social e como forma de dar significado as relações de poder. Scott entende que a categoria gênero usada primeiro para analisar as diferenças entre os sexos, foi estendida à questão das diferenças dentro da diferença. Nesse sentido a obra de Ângela Davis se tornou essencial à pesquisa, pois mostra o quanto é preciso considerar a interseccionalidade de raça, classe e gênero. Nesta pesquisa, considera-se o livro didático de história como documento histórico, sem deixar de compreender sua importância enquanto objeto físico de valor comercial. É eixo norteador do trabalho a análise e reflexão das relações gênero através do protagonismo das mulheres na História ensinada pelos livros didáticos, e sobre como essas abordagens estão inseridas no contexto da desigualdade e da violência de gênero na sociedade. |
Resumo em lingua estrangeira: | This master's thesis aims to analyze the construction of gender based on the role of women in the History taught in Didactic Collections of the National Plan of Didactic Book / 2018. The choice of this theme is justified by the high rates of violence against women, such as naturalized hierarchies and gender inequality in society. The theoretical and methodological framework of gender is based mainly on the studies of Joan Scott, who explains this category of historical analysis as a social construction and as a way of giving meaning to power relations. Scott understands that the gender category used first to analyze the differences between the sexes, has been extended to the question of differences within difference. In this sense, Angela Davis' work has become essential to research, as it shows how much it is necessary to consider the intersectionality of race, class and gender. In this research, the history textbook is considered as a historical document, while understanding its importance as a physical object of commercial value. The guiding axis of the work is the analysis and reflection of gender relations through the role of women in history taught by textbooks, and on how these approaches are inserted in the context of gender inequality and violence in society. |
Palavra-chave: | Ensino de história Livros didáticos Ensino médio Gênero Interseccionalidade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | History teaching Textbooks High school Gender Intersectionality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA |
Referência: | ALBUQUERQUE, Ana Carolina do Nascimento. Há protagonismo das mulheres nos livros didáticos de História?: análise de duas coleções para o ensino médio e propositura de um conjunto de oficinas. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4669 |
Data defesa documento: | 29-Apr-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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