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Tipo documento: Dissertação
Título: Mulheres de Mato Grosso : a utilização de biografias femininas no ensino de História
Autor(es): Baldo, Bruna Myrtes
Orientador(a): Marques, Ana Maria
Membro da Banca: Marques, Ana Maria
Membro da Banca: Freitas, Talitta Tatiane Martins
Membro da Banca: Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Membro da Banca: Ribeiro, Renilson Rosa
Resumo : A maioria dos materiais didáticos de História utilizados na Educação Básica ainda segue a vertente historiográfica tradicional, em que a narrativa é apresentada de forma cronológica, factual, priorizando o caráter heroico de personagens, que geralmente são homens, brancos, colonizadores. São raras as menções às mulheres, e quando elas existem são de modo normativo e enfatizando características comumente consideradas “masculinas”, como força física, bravura e coragem. A historiografia de Mato Grosso não é exceção à regra, dando menos destaque ainda às mulheres que estão à margem da sociedade, como as africanas escravizadas, as indígenas, as prostitutas, etc. Dessa forma, o presente trabalho buscou refletir sobre uma proposta de ensino da História de Mato Grosso a partir da biografia de mulheres que fizeram e fazem parte dela. O objetivo principal foi diversificar os estudos sobre a temática, levando uma nova perspectiva historiográfica para o ambiente escolar e optando por uma abordagem menos usual. É importante salientar a tendência decolonial do estudo, que buscou alcançar também a história de mulheres que pertenciam a esferas sociais menos privilegiadas das sociedades em que estavam inseridas. Como resultado final do trabalho, foi produzido um material paradidático alternativo/complementar com 10 biografias de mulheres mato-grossenses, de fácil acesso para que sirva de apoio às/aos docentes da rede básica de ensino de Mato Grosso.
Resumo em lingua estrangeira: Most of the didactic history materials used in Basic Education still follow the traditional historiographic aspect, in which the narrative is presented in a chronological, factual way, prioritizing the heroic character of characters, who are usually white men, colonizers. Mentions of women are rare, and when they exist, they are normative and emphasize characteristics commonly considered “masculine” such as physical strength, bravery, and courage. Mato Grosso's historiography is no exception to the rule, giving even less prominence to women on the fringes of society, such as enslaved Africans, indigenous women, prostitutes, etc. Thus, the present work seeks to reflect on a teaching proposal of the History of Mato Grosso from the biography of women who were and are part of it. The main objective is to diversify the studies on the subject, taking a new historiographical perspective to the school environment and opting for a less usual approach. It is important to emphasize the decolonial tendency of the study, which also seeks to reach the history of women who belonged to less privileged social spheres of the societies in which they were inserted. As a final result of the work, an alternative/complementary educational material was produced with 10 biographies of women from Mato Grosso, easily accessible and that will support the teachers of the basic education network of Mato Grosso.
Palavra-chave: Ensino de história
História das mulheres
História de Mato Grosso
Gênero
Biografias
Palavra-chave em lingua estrangeira: History teaching
Women's history
History of Mato Grosso
Gender
Biographies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: BALDO, Bruna Myrtes. Mulheres de Mato Grosso: a utilização de biografias femininas no ensino de História. 2021. [156] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4702
Data defesa documento: 1-Jul-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

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