Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4709
Tipo documento: Dissertação
Título: Biografia no ensino de História : trajetória de Mahommah Gardo Baquaqua no estudo da diáspora africana
Autor(es): Lima, Edneia Xavier de
Orientador(a): Sena, Ernesto Cerveira de
Membro da Banca: Sena, Ernesto Cerveira de
Membro da Banca: Rodrigues, Bruno Pinheiro
Membro da Banca: Rodrigues, Neuma Brilhante
Resumo : A formação histórica da atual população brasileira se deu principalmente por meio de um longo processo de interação entre povos da América, Europa e África, marcada por constantes relações de conflitos e interesses. Grande parte dos povos da África, por exemplo, foram trazidos principalmente para a América em um longo movimento diaspórico, cujos deslocamentos massivos e forçados pelo oceano Atlântico atendia ao lucrativo comércio de escravos. As trajetórias individuais sobre as pessoas trazidas e escravizadas são pouco ou nada conhecidas e estudadas no ambiente escolar, predominando abordagens genéricas e, por vezes, de uma existência passiva. Nesse sentido, como é possível evidenciar os protagonismos? Nas últimas décadas, muitos historiadores têm investido no gênero biográfico enquanto fonte para produção historiográfica, por tratar das particularidades e especialmente por resgatar as histórias de vida das pessoas comuns e pouco visibilizadas. Com perspectiva renovada, a biografia enriquece os olhares e a compreensão sobre diferentes sociedades e tempos, pois considera as singularidades do cotidiano e o protagonismo das pessoas. A presente pesquisa objetiva apresentar uma metodologia alternativa para o uso dessa fonte biográfica em aulas de história com estudantes do ensino médio, contemplando o estudo da diáspora africana nas relações atlânticas. Buscou-se nas experiências de Mahommah Gardo Baquaqua uma contribuição para este estudo, personagem que se destacou por deixar uma narrativa de sua vida, publicada nos Estados Unidos em 1854, em que reporta o contexto de sua época, perpassando os diferentes espaços em que atuou. Trazido do ocidente da África, região em que nasceu, abordou aspectos da cultura de seu povo de acordo com sua perspectiva. Na América, mesmo escravizado, atuou além das expectativas impostas, resistindo de diversas maneiras para reafirmar a liberdade que já havia dentro de si. Baquaqua viveu no Brasil, Estados Unidos, Haiti, Canadá e Inglaterra, quase sempre em busca de meios para retornar ao seu povo. Em sua escrita, exibiu suas concepções, anseios, alegrias, conquistas, tristezas e dores, sentimentos pelos quais os estudantes do século XXI também convivem no seu cotidiano, embora seja em outro contexto. A presente pesquisa resultou na construção de uma Sequência Didática que servirá como aporte didático para as abordagens da biografia em aulas de história.
Resumo em lingua estrangeira: The historical formation of the current Brazilian population took place through a long process of interaction between peoples of America, Europe and Africa, marked by constant relations of conflicts and interests. Much of the peoples of Africa, for example, were brought mainly to America in a long diasporic movement, whose massive and forced displacements across the Atlantic ocean served the lucrative slave trade. The individual trajectories about the people brought and enslaved are little or not known and studied in the school environment, predominant generic approaches and sometimes, of passive people. In this sense, how is it possible to highlight the protagonisms? In the last decades, many historians have invested in the biographical genre as a source for historiographical production, for dealing with the particularities and especially for rescuing the life stories of ordinary people and little seen. With a renewed perspective, the biography enriches views and understanding of different societies and times, because it considers the singularities of everyday life and the role of people. The present research aims to present an alternative methodology for the use of this source in history classes with high school students, contemplating the study of the African diaspora in Atlantic relations. The experiences of Mahommah Gardo Baquaqua contribute to this study, character who stood out for leaving an autobiography, published in the United States in 1854, in which he reports the context of his time, crossing the different spaces in which he worked. Brought from West Africa, region where he was born, addresses aspects of the culture of its people. In America, brought to be enslaved, acted beyond the expectations imposed, resisting in several ways to reaffirm the freedom that was within you; after passing through Brazil, the United States and Haiti, he arrived in England, place where he looked for ways to return to his people. In his writing, Baquaqua exhibited his conceptions, yearningsm joys, sorrows, pains and hopes, feelings for which 21st century students also live in their daily lives, but in another context. To carry out this proposal, the resulto of this research will be a Didactic Sequence and will serve as a didactic support for the approaches.
Palavra-chave: Ensino de história
Diáspora africana
Biografia
Palavra-chave em lingua estrangeira: History teaching
African diaspora
Biography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: LIMA, Edneia Xavier de. Biografia no ensino de História: trajetória de Mahommah Gardo Baquaqua no estudo da diáspora africana. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4709
Data defesa documento: 3-Aug-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

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