Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4716
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlberto, Gleiciane de Lima-
dc.date.accessioned2023-10-09T15:16:32Z-
dc.date.available2021-07-23-
dc.date.available2023-10-09T15:16:32Z-
dc.date.issued2021-06-24-
dc.identifier.citationALBERTO, Gleiciane de Lima. Mulheres revolucionárias no ensino de História: as independências na América Ibérica em análise. 2021. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4716-
dc.description.abstractLa presente tesis propone analizar la presencia de la mujer en las luchas independentistas en Iberoamérica, en la enseñanza de la Historia. De esta manera, se verificó en los libros didácticos, cómo se presenta la participación femenina en el contexto de la revolución. Con el objetivo de visibilizar el desempeño de las mujeres en el escenario de las luchas emancipadoras, y mediante el uso de biografías para construir nuevos conocimientos y prácticas en la enseñanza de la Historia. Se realizó análisis cualitativo de datos bibliográficos y mediante el análisis de un libro didáctico, como fuente documental y otras bibliografías. De esta manera, la investigación encontró la invisibilidad de la mujer en el libro didáctico y su borrado en las luchas revolucionarias en Iberoamérica. A partir de estas verificaciones, se desarrolló material didácticopedagógico, para uso de docentes de secundaria, con lineamientos, sugerencias en secuencia didáctica, para el trabajo en el aula, buscando discutir las relaciones de género, el uso de biografías y las construcciones de identidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-09-28T19:57:59Z No. of bitstreams: 2 DISS_2021_Gleiciane de Lima Alberto.pdf: 6468504 bytes, checksum: a88d5c2150a837b71dd24dab5f27938e (MD5) DISS_2021_Gleiciane de Lima Alberto - Prod. Educacional.pdf: 172328 bytes, checksum: 134d66b1bdae3dd24730b2217fc1c4f1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-10-09T15:16:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISS_2021_Gleiciane de Lima Alberto.pdf: 6468504 bytes, checksum: a88d5c2150a837b71dd24dab5f27938e (MD5) DISS_2021_Gleiciane de Lima Alberto - Prod. Educacional.pdf: 172328 bytes, checksum: 134d66b1bdae3dd24730b2217fc1c4f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-09T15:16:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISS_2021_Gleiciane de Lima Alberto.pdf: 6468504 bytes, checksum: a88d5c2150a837b71dd24dab5f27938e (MD5) DISS_2021_Gleiciane de Lima Alberto - Prod. Educacional.pdf: 172328 bytes, checksum: 134d66b1bdae3dd24730b2217fc1c4f1 (MD5) Previous issue date: 2021-06-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMulheres revolucionárias no ensino de História : as independências na América Ibérica em análisept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordAmérica Ibéricapt_BR
dc.subject.keywordRevoluçõespt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordLivro didáticopt_BR
dc.subject.keywordBiografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Sena, Ernesto Cerveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8941929217182412pt_BR
dc.contributor.referee1Sena, Ernesto Cerveira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8941929217182412pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Alexandra Lima da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3035434886894830pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9587437570985371pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação propôs-se a analisar a presença de mulheres nas lutas independentistas na América Ibérica, no ensino de História. Dessa maneira, verificouse nos livros didáticos, como a participação feminina no contexto de revolução é apresentada. Objetivando visibilizar a atuação de mulheres no cenário de lutas emancipatórias, e por meio do uso de biografias construir novos saberes e práticas no ensino de História. Realizou-se análise qualitativa dos dados bibliográficos e por meio de análise de um livro didático, como fonte documental e outras bibliografias. Deste modo, a pesquisa constatou a invisibilidade das mulheres no livro didático e o seu apagamento nas lutas de revolução da América Ibérica. A partir dessas verificações, elaborou-se material didático-pedagógico, para uso dos(as) docentes de Ensino Médio, com orientações, sugestões em uma sequência didática, para o trabalho em sala de aula, buscando discutir as relações de gênero, o uso de biografias e as construções de identidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Enseñanza de la historiapt_BR
dc.subject.keyword2Iberoaméricapt_BR
dc.subject.keyword2Revolucionespt_BR
dc.subject.keyword2Géneropt_BR
dc.subject.keyword2Libro didácticopt_BR
dc.subject.keyword2Biografíapt_BR
dc.contributor.referee3Marques, Ana Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Gleiciane de Lima Alberto.pdf6.32 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2021_Gleiciane de Lima Alberto - Prod. Educacional.pdf168.29 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.