Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4716
Tipo documento: Dissertação
Título: Mulheres revolucionárias no ensino de História : as independências na América Ibérica em análise
Autor(es): Alberto, Gleiciane de Lima
Orientador(a): Sena, Ernesto Cerveira de
Membro da Banca: Sena, Ernesto Cerveira de
Membro da Banca: Silva, Alexandra Lima da
Membro da Banca: Marques, Ana Maria
Resumo : A presente dissertação propôs-se a analisar a presença de mulheres nas lutas independentistas na América Ibérica, no ensino de História. Dessa maneira, verificouse nos livros didáticos, como a participação feminina no contexto de revolução é apresentada. Objetivando visibilizar a atuação de mulheres no cenário de lutas emancipatórias, e por meio do uso de biografias construir novos saberes e práticas no ensino de História. Realizou-se análise qualitativa dos dados bibliográficos e por meio de análise de um livro didático, como fonte documental e outras bibliografias. Deste modo, a pesquisa constatou a invisibilidade das mulheres no livro didático e o seu apagamento nas lutas de revolução da América Ibérica. A partir dessas verificações, elaborou-se material didático-pedagógico, para uso dos(as) docentes de Ensino Médio, com orientações, sugestões em uma sequência didática, para o trabalho em sala de aula, buscando discutir as relações de gênero, o uso de biografias e as construções de identidades.
Resumo em lingua estrangeira: La presente tesis propone analizar la presencia de la mujer en las luchas independentistas en Iberoamérica, en la enseñanza de la Historia. De esta manera, se verificó en los libros didácticos, cómo se presenta la participación femenina en el contexto de la revolución. Con el objetivo de visibilizar el desempeño de las mujeres en el escenario de las luchas emancipadoras, y mediante el uso de biografías para construir nuevos conocimientos y prácticas en la enseñanza de la Historia. Se realizó análisis cualitativo de datos bibliográficos y mediante el análisis de un libro didáctico, como fuente documental y otras bibliografías. De esta manera, la investigación encontró la invisibilidad de la mujer en el libro didáctico y su borrado en las luchas revolucionarias en Iberoamérica. A partir de estas verificaciones, se desarrolló material didácticopedagógico, para uso de docentes de secundaria, con lineamientos, sugerencias en secuencia didáctica, para el trabajo en el aula, buscando discutir las relaciones de género, el uso de biografías y las construcciones de identidades.
Palavra-chave: Ensino de história
América Ibérica
Revoluções
Gênero
Livro didático
Biografia
Palavra-chave em lingua estrangeira: Enseñanza de la historia
Iberoamérica
Revoluciones
Género
Libro didáctico
Biografía
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: ALBERTO, Gleiciane de Lima. Mulheres revolucionárias no ensino de História: as independências na América Ibérica em análise. 2021. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4716
Data defesa documento: 24-Jun-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Gleiciane de Lima Alberto.pdf6.32 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2021_Gleiciane de Lima Alberto - Prod. Educacional.pdf168.29 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.