Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4720
Tipo documento: Dissertação
Título: Vera-MT e o ensino de História : colonização, sujeitos invisibilizados e patrimônio histórico local
Autor(es): Rossato, João Carlos
Orientador(a): Squinelo, Ana Paula
Membro da Banca: Squinelo, Ana Paula
Membro da Banca: Trovão, Flavio Vilas Boas
Membro da Banca: Salles, André Mendes
Membro da Banca: Feitosa, Beatriz dos Santos de Oliveira
Resumo : A presente dissertação buscou inserir a história local como um campo de pesquisa tendo como contexto de estudo o município de Vera, Mato Grosso, localizado a 461 Km de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, cuja história teve início na década de 1970, com a chegada da colonizadora Sinop. Apresenta como problemática a falta de material didático para se trabalhar com a história local no ensino fundamental e médio. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo estudar a história deste município ressaltando a participação de alguns sujeitos como os indígenas, mulheres e nordestinos invisibilizados nas narrativas existentes. Como resultado, tem-se o desenvolvimento de um livro paradidático em formato de oficinas para ser utilizado por professores(as) com seus estudantes dos anos finais do ensino fundamental, bem como dos anos iniciais do ensino médio. Ainda, tem como referencial a concepção de aula-oficina desenvolvida por Isabel Barca. O paradidático contemplará ainda oficinas com a parte da história e patrimônio deste município. Então, o estudo compreendeu a revisão da literatura realizada com intuito de fundamentação teórica, análise documental, jornais e revistas, bem como a problematização da produção historiográfica local para levantamento de dados sobre o município. Dessa forma, as atividades foram propostas de acordo com documentos e fontes variadas a fim de estimular a ação-reflexão dos estudantes. Consequentemente, favorecendo a participação no processo histórico e, ainda, contribuindo com a formação de uma consciência histórica nos/as estudantes, assim, tornando-os sujeitos históricos.
Resumo em lingua estrangeira: The present dissertation sought to insert the local history as a research field having as its study context the municipality of Vera, Mato Grosso, located 461 km from Cuiabá, capital of the State of Mato Grosso, whose history began in the 1970's with the arrival of the colonizer Sinop. It presents as issue the lack of didactic material to work with local history in elementary and high school. Therefore, this research aims to study the history of this municipality, highlighting the participation of some subjects such as the indigenous, women and Northeasterns invisible in the existing narratives and, as a result, the development of a paradidactic book in the format of workshops to be used by teachers with his students from the final years of elementary school and early years of high school and has as reference the concept of class-workshop developed by Isabel Barca. The paradidactic will also include workshops with part of the history and heritage of this municipality. Then, the study comprised the literature review carried out with the purpose of theoretical foundation, documental analysis, newspapers and magazines, as well the problematization of the local historiographical production to collect data about the municipality. Thus, the activities were proposed according to documents and varied sources in order to stimulate the students' action-reflection, favoring their participation in the historical process, thus contributing to the formation of a historical conscience in the students making them historical subjects.
Palavra-chave: Ensino de história
História local
Vera – Mato Grosso
Aula - oficina
Palavra-chave em lingua estrangeira: History teaching
Local history
Vera - Mato Grosso
Class - workshop
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: ROSSATO, João Carlos. Vera-MT e o ensino de História: colonização, sujeitos invisibilizados e patrimônio histórico local. 2021. 166 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4720
Data defesa documento: 26-Apr-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_João Carlos Rossato.pdf6.77 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.