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Tipo documento: Dissertação
Título: A História nas histórias em quadrinhos : o uso da Graphic Novel Maus na aprendizagem histórica
Autor(es): Oliveira, Jhuan Cláudio Matos de
Orientador(a): Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Rodrigues Júnior, Osvaldo
Membro da Banca: Espírito Santo, Janaina de Paula do
Membro da Banca: Ribeiro, Renilson Rosa
Resumo : O processo de aprendizagem histórica tem sido o foco de pesquisadores por contemplar as mudanças trazidas com a profusão cultural do século XXI. Com o advento da Era Google defendida por Carlos Ginzburg e da cultura de massa de Umberto Eco, é perceptivel o constante crescimento do consumo de multimídias por jovens estudantes. Nesse sentido, essa dissertação analisa os caminhos para o uso da graphic novel produzida por Art Spiegelman, Maus: A história de um sobrevivente , no processo de aprendizagem histórica por meios de narrativas gráficas presentes nas histórias em quadrinhos. Nesta dissertação, também se estabelece as especificidades textuais e estéticas presentes nas histórias em quadrinhos, explícita seu espaço enquanto fonte para a História assim como sua contribuição para a aprendizagem histórica. Consequentemente, a teoria da consciência histórica de Rüsen, articulada com o campo de investigação da Educação Histórica, auxiliado pelo conceito de empatia histórica fornecerem o aparato teórico-metodológico necessário para a elaboração de uma proposta de intervenção didática no formato de uma aula oficina para os anos finais do ensino fundamental II.
Resumo em lingua estrangeira: The historical learning process has been the focus of researchers for contemplating the changes brought about by the cultural profusion of the 21st century. With the advent of the Google Age advocated by Carlos Ginzburg and the mass culture of Umberto Eco, the steady growth in multimedia consumption by young students is noticeable. In this sense, this dissertation analyzes the ways to use the graphic novel produced by Art Spiegelman, Maus: The Story of a Survivor, in the process of historical learning by means of graphic narratives present in comics. This dissertation also establishes the textual and aesthetic specificities of comics, demarcating their space as a source for history as well as their contribution to historical learning. Consequently, Rüsen's theory of Historical Consciousness, articulated with the research field of History Education, aided by the concept of historical empathy, provides the theoretical and methodological apparatus necessary for the elaboration of a didactic intervention proposal in the format of a workshop class for the final years of elementary school II.
Palavra-chave: Ensino de história
Educação histórica
Linguagens e narrativas históricas
Histórias em quadrinhos
Empatia histórica
Palavra-chave em lingua estrangeira: History teaching
Historical education
Historical languages and narratives
Comics
Historical empathy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: OLIVEIRA, Jhuan Cláudio Matos de. A História nas histórias em quadrinhos: o uso da Graphic Novel Maus na aprendizagem histórica. 2020. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4724
Data defesa documento: 23-Jun-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

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