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http://ri.ufmt.br/handle/1/4729
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | “Queremos mais histórias indígenas e Xavante” : leituras de estudantes Xavante sobre os indígenas no livro didático de História |
Autor(es): | Barroso, Mírian Regina Camargo |
Orientador(a): | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Membro da Banca: | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Membro da Banca: | Ribeiro, Renilson Rosa |
Membro da Banca: | Cerezer, Osvaldo Mariotto |
Resumo : | Este trabalho teve como objetivo investigar as práticas de leitura do livro didático de História dos alunos Xavante do município de Campinápolis-MT. Os objetivos específicos foram: 1) analisar a questão indígena nos livros didáticos de História brasileiros; 2) investigar a história e cultura dos Xavante; 3) analisar as práticas de leitura do livro didático dos estudantes Xavante. Metodologicamente o trabalho está sustentado na pesquisa participante conforme Elsie Rockwell e Justa Ezpeleta. Ainda em técnicas de ensino da pedagogia de Celestin Freinet. Teoricamente a análise foi baseada nos debates da Nova História Cultural, especialmente no conceito de representação a partir de Sandra Jatahy Pesavento e Roger Chartier. Inicialmente realizamos um breve estado da arte acerca do campo de pesquisas em livros didáticos e as representações das etnias indígenas nos livros didáticos de História. Em um segundo momento procuramos apresentar o campo da pesquisa e conhecer a história e cultura dos Xavante. Por fim, realizamos a investigação empírica com estudantes Xavante do Ensino Médio de uma escola estadual de Campinápolis-MT. O produto foi a produção do jornal mural como técnica de investigação para registrar a leitura que os estudantes fizeram do livro didático de história. Os resultados expressam uma leitura crítica em relação as representações das etnias indígenas no livro didático de História, que indica a ausência da cultura e história dos Xavante. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT: The aim of this work was to investigate the reading practices of the history
textbook of Xavante students from Campinápolis-MT. The specific objectives were: 1)
to analyze the indigenous issue in Brazilian history textbooks; 2) to investigate the history
and culture of the Xavante; 3) to analyze the reading practices of the Xavante students'
textbook. Methodologically, the work is based on the participating research according to
Elsie Rockwelle and Justa Ezpeleta. Also in teaching techniques of Celestin Freinet's
pedagogy. Theoretically the analysis was based on the debates of the New Cultural
History, especially the concept of representation from Sandra Jatahy Pesavento and Roger
Chartier. Initially we conducted a brief state of the art on the field of research in textbooks
and the representations of indigenous ethnic groups in history textbooks. In a second
moment we tried to present the field of research and get to know the history and culture
of the Xavante. Finally, we carry out empirical research with Xavante high school
students from a state school in Campinápolis-MT. The product was the production of the
mural newspaper as a research technique to record the students' reading of the history
textbook. The results express a critical reading of the representations of the indigenous
ethnic groups in the history textbook, which indicates the absence of the Xavante culture
and history. ROWASU.U: Ãhã ronhuri ihoimana iwaihu,u,da ãma dahoimanada romnhoréna xavante tete iwasu,u,za`rana daro Campinápolis `remnhã MT. Iromhawimhã: 1) ãma romnhoréna Xavante wasu,u,na daro Campinápolis ´remhã : 2 ) iwaihu ,u , da xavante wasu ,u , : 3) Imori `ratahawi te ãma romhuriza´ra ãnorihã Elsie Rockwell e Justa Ezpeleta duré romnhoré `wa Célestin Freinet. Imori’ratahawi te ãma romhu romnhoré dasi ahori te ãma ti hoiba rowasu, u, témna dahoimanana . tete iwasu,u , zarina Sandra Jatahy Pesavento e Roger Chartier. Imori`rada wa ãma romnhoréza `rani. Tahawa wa abaza`rani date waihu,u, za`rada xavante hoimanazéhã . da`rãsutu`wa. Wawaihu,u, za`rani romnhorè`wanori xavnte ãma romnhorézé estadual ãm. Campinápolis `remhã MT. Romnhoré `wanori tete ãma irowasu,u, za´razarina romnhoré teti hoiba romnhihoto waihu,u,zé mna Xavante norima. |
Palavra-chave: | Ensino de história Saberes e práticas no espaço escolar Livro didático de história Indígenas Xavante |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | History teaching Knowledge and practices in school space History textbook Indigenous people Xavante |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA |
Referência: | BARROSO, Mírian Regina Camargo. “Queremos mais histórias indígenas e Xavante”: leituras de estudantes Xavante sobre os indígenas no livro didático de História. 2020. [131] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4729 |
Data defesa documento: | 13-Apr-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
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