Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4732
Tipo documento: Dissertação
Título: A história e cultura africana e afro-brasileira (Lei 10639/03) em Mato Grosso : aulas oficinas e didática da História
Autor(es): Siqueira, Pryscila Aparecida Moreira Salgado
Orientador(a): Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Membro da Banca: Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Membro da Banca: Marques, Ana Maria
Membro da Banca: Carneiro, Maristela
Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo analisar a história e a cultura africana e afro-brasileira com uso do livro didático. Para tal, será analisado o livro didático do 8º ano do Ensino Fundamental da coleção Historiar, do autor Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues do PNLD 2017 - 2019, 2º edição da editora Saraiva editora, escolhido pela Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza (2017- 2019). A definição do livro didático como propulsor da pesquisa se dá por sua utilização pelos profissionais de História como fonte histórica e recurso didático na sala de aula. A partir da análise do livro didático, pode-se investigar as lacunas, os silenciamentos, os estereótipos, as imagens e os textos apresentados sobre os grupos culturais africanos e afro brasileiros. Teoricamente a pesquisa se embasa pelos estudos de Kabenguele Munanga (2005), Nilma Lino Gomes (2012) e Angela Davis (2013), sobre as questões relacionadas a africanidade. Sobre as aulas oficinas utiliza-se as abordagens de Isabel Barca e Jörn Rüsen, além do embasamento da Lei 10.639/2003 com as Diretrizes Curriculares Étnico Racial. Sobre o livro didático embasamos nas pesquisas de Alain Choppin e Sonia Regina Miranda e Tania Regina Luca. E propor aulas oficinas com temas históricos relacionados a história e cultura africana e afro-brasileira que estejam em consonância com as Orientações Curriculares de Mato Grosso que possam contribuir com a aprendizagem histórica dos estudantes e na efetivação da Lei 10.639/03, trazendo uma visão positivada da população afro.
Resumo em lingua estrangeira: This research aims to analyze African and Afro-Brazilian history and culture using the textbook. To this end, the textbook of the 8th year of Elementary Education from the Historiar collection will be analyzed, by the author Gilberto Cotrim and Jaime Rodrigues of the PNLD 2017 - 2019, 2nd edition of Saraiva publisher, chosen by the State School Djalma Ferreira de Souza (2017- 2019 ). The definition of the textbook as a propellant of research is due to its use by History professionals as a historical source and didactic resource in the classroom. From the analysis of the textbook, one can investigate the gaps, silences, stereotypes, images and texts presented about African and Afro Brazilian cultural groups. Theoretically, the research is based on the studies of Kabenguele Munanga (2005), Nilma Lino Gomes (2012) and Angela Davis (2013), on issues related to Africanity. On the workshops classes, the approaches of Isabel Barca and Jörn Rüsen are used, in addition to the basis of Law 10.639 / 2003 with the Racial Ethnic Curricular Guidelines. About the textbook, we base our research on Alain Choppin and Sonia Regina Miranda and Tania Regina Luca. And to propose workshops classes with historical themes related to African and Afro-Brazilian history and culture that are in line with the Curricular Guidelines of Mato Grosso that can contribute to the students' historical learning and in the implementation of Law 10.639 / 03, bringing a positive view of the afro population.
Palavra-chave: Ensino de história e cultura africana e afro-brasileira
Aprendizagem histórica
Aulas oficinas
Africanidade
Lei 10639/03
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching african and afro-brazilian history and culture
Historical learning
Classes workshops
Africanity
Law 10639/03
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: SIQUEIRA, Pryscila Aparecida Moreira Salgado. A história e cultura africana e afro-brasileira (Lei 10639/03) em Mato Grosso: aulas oficinas e didática da História. 2020. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4732
Data defesa documento: 30-Apr-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Pryscila Aparecida Moreira Salgado Siqueira.pdf5.83 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.