Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVarella, Nayara Bianca Serra-
dc.date.accessioned2023-10-09T17:27:04Z-
dc.date.available2021-07-19-
dc.date.available2023-10-09T17:27:04Z-
dc.date.issued2021-07-01-
dc.identifier.citationVARELLA, Nayara Bianca Serra. A BNCC e os dilemas da diversidade no Brasil contemporâneo: reflexão docente na construção de uma aprendizagem antirracista no ensino de História. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4734-
dc.description.abstractThe main theme of the present work is the National Common Curricular Base (BNCC), Curriculum and the context of an anti­racist education for the teaching of History. In this sense, the general objective is to analyze the Base document with emphasis on its first version focused on elementary education ­ final years, and to promote anti­racist learning situations for the teaching of History. Assuming that the BNCC is an official document that is aligned with a political project, presenting an intentionality and a social place of production, the methodology for this theme goes through analyzes of the legislation in force and speeches made available in the media, and articles specialized in that highlight the power relations inherent in its construction, identifying active groups, and the potential for advances when establishing, in its first version, an educational policy that benefits the basic skills for contemporary times. In this context, the motivation for the anti­racist theme, when dealing with a real, difficult and urgent problem that affects our daily lives, aims to encompass the protagonism of the student, dialoguing with his experiences and his places of speech, expanding and articulating with reality student's social status, making learning more meaningful and accessible, thus breaking with a “traditional story”. Thus, when working with concepts related to the context of the world in the 19th century: racism, addressing through the use of the special Falas Negras, black protagonism from the perspective of the struggle and resistance to the fight against racism and inequalities, problematizing issues for debates and reflections, and video production in the classroom, the suggestion presented here permeates actions aimed at anti­racist education in practice, by proposing situations of education for the positive strengthening of racial diversity, developing means that promote the construction of the self­concept of students belonging to discriminated minorities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-09-30T13:13:17Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Nayara Bianca Serra Varella.pdf: 1857566 bytes, checksum: eb554061a184df5018fb35ed0d704390 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-10-09T17:27:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Nayara Bianca Serra Varella.pdf: 1857566 bytes, checksum: eb554061a184df5018fb35ed0d704390 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-09T17:27:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Nayara Bianca Serra Varella.pdf: 1857566 bytes, checksum: eb554061a184df5018fb35ed0d704390 (MD5) Previous issue date: 2021-07-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA BNCC e os dilemas da diversidade no Brasil contemporâneo : reflexão docente na construção de uma aprendizagem antirracista no ensino de Históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordBNCCpt_BR
dc.subject.keywordCurrículopt_BR
dc.subject.keywordPrática docentept_BR
dc.subject.keywordAntirracismopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Renilson Rosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4919452710416508pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Renilson Rosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4919452710416508pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4606446858853140pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como temática principal a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), currículo e o contexto de uma educação antirracista para o ensino de História. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar o documento da Base com ênfase em sua primeira versão voltada para o ensino fundamental – anos finais, e promover situações de aprendizagem antirracista para o ensino de História. Tendo como pressuposto que a BNCC é um documento oficial que está alinhada a um projeto político, apresentando uma intencionalidade e um lugar social de produção, a metodologia para essa temática perpassa por análises das legislações em vigor e discursos disponibilizados nas mídias, e artigos especializados em que ressaltam as relações de poder inerentes em sua construção, identificando grupos atuantes, e as potencialidades de avanços ao estabelecer em sua primeira versão, uma política educativa que beneficia as competências básicas para a contemporaneidade. Neste âmbito, a motivação pela temática antirracista, ao se tratar de um problema real, difícil e urgente, que afeta o nosso cotidiano, visa abarcar o protagonismo do estudante dialogando com suas experiências e os seus lugares de fala, ampliando e articulando com a realidade social do estudante, tornando a aprendizagem mais significativa e acessível, rompendo dessa maneira, com uma “história tradicional”. Assim, ao trabalhar com conceitos relacionados ao contexto do mundo no século XIX: racismo, abordado através da utilização do especial Falas Negras, o protagonismo negro pela ótica da luta e resistência ao combate do racismo e as desigualdades, problematizando questões para debates e reflexões, e produção de vídeo em sala, a sugestão aqui apresentada perpassa por ações direcionadas a uma educação antirracista na prática, ao propor situações de se educar para o fortalecimento positivo da diversidade racial, desenvolvendo meios que promovam a construção do autoconceito dos estudantes pertencentes as minorias discriminadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2BNCCpt_BR
dc.subject.keyword2Curriculumpt_BR
dc.subject.keyword2Teaching practicept_BR
dc.subject.keyword2Anti­racismpt_BR
dc.subject.keyword2History teachingpt_BR
dc.contributor.referee3Gil, Carmem Zeli de Vargas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4076880245658201pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Nayara Bianca Serra Varella.pdf1.81 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.