Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4734
Tipo documento: Dissertação
Título: A BNCC e os dilemas da diversidade no Brasil contemporâneo : reflexão docente na construção de uma aprendizagem antirracista no ensino de História
Autor(es): Varella, Nayara Bianca Serra
Orientador(a): Ribeiro, Renilson Rosa
Membro da Banca: Ribeiro, Renilson Rosa
Membro da Banca: Rodrigues Júnior, Osvaldo
Membro da Banca: Gil, Carmem Zeli de Vargas
Resumo : O presente trabalho tem como temática principal a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), currículo e o contexto de uma educação antirracista para o ensino de História. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar o documento da Base com ênfase em sua primeira versão voltada para o ensino fundamental – anos finais, e promover situações de aprendizagem antirracista para o ensino de História. Tendo como pressuposto que a BNCC é um documento oficial que está alinhada a um projeto político, apresentando uma intencionalidade e um lugar social de produção, a metodologia para essa temática perpassa por análises das legislações em vigor e discursos disponibilizados nas mídias, e artigos especializados em que ressaltam as relações de poder inerentes em sua construção, identificando grupos atuantes, e as potencialidades de avanços ao estabelecer em sua primeira versão, uma política educativa que beneficia as competências básicas para a contemporaneidade. Neste âmbito, a motivação pela temática antirracista, ao se tratar de um problema real, difícil e urgente, que afeta o nosso cotidiano, visa abarcar o protagonismo do estudante dialogando com suas experiências e os seus lugares de fala, ampliando e articulando com a realidade social do estudante, tornando a aprendizagem mais significativa e acessível, rompendo dessa maneira, com uma “história tradicional”. Assim, ao trabalhar com conceitos relacionados ao contexto do mundo no século XIX: racismo, abordado através da utilização do especial Falas Negras, o protagonismo negro pela ótica da luta e resistência ao combate do racismo e as desigualdades, problematizando questões para debates e reflexões, e produção de vídeo em sala, a sugestão aqui apresentada perpassa por ações direcionadas a uma educação antirracista na prática, ao propor situações de se educar para o fortalecimento positivo da diversidade racial, desenvolvendo meios que promovam a construção do autoconceito dos estudantes pertencentes as minorias discriminadas.
Resumo em lingua estrangeira: The main theme of the present work is the National Common Curricular Base (BNCC), Curriculum and the context of an anti­racist education for the teaching of History. In this sense, the general objective is to analyze the Base document with emphasis on its first version focused on elementary education ­ final years, and to promote anti­racist learning situations for the teaching of History. Assuming that the BNCC is an official document that is aligned with a political project, presenting an intentionality and a social place of production, the methodology for this theme goes through analyzes of the legislation in force and speeches made available in the media, and articles specialized in that highlight the power relations inherent in its construction, identifying active groups, and the potential for advances when establishing, in its first version, an educational policy that benefits the basic skills for contemporary times. In this context, the motivation for the anti­racist theme, when dealing with a real, difficult and urgent problem that affects our daily lives, aims to encompass the protagonism of the student, dialoguing with his experiences and his places of speech, expanding and articulating with reality student's social status, making learning more meaningful and accessible, thus breaking with a “traditional story”. Thus, when working with concepts related to the context of the world in the 19th century: racism, addressing through the use of the special Falas Negras, black protagonism from the perspective of the struggle and resistance to the fight against racism and inequalities, problematizing issues for debates and reflections, and video production in the classroom, the suggestion presented here permeates actions aimed at anti­racist education in practice, by proposing situations of education for the positive strengthening of racial diversity, developing means that promote the construction of the self­concept of students belonging to discriminated minorities.
Palavra-chave: BNCC
Currículo
Prática docente
Antirracismo
Ensino de história
Palavra-chave em lingua estrangeira: BNCC
Curriculum
Teaching practice
Anti­racism
History teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: VARELLA, Nayara Bianca Serra. A BNCC e os dilemas da diversidade no Brasil contemporâneo: reflexão docente na construção de uma aprendizagem antirracista no ensino de História. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4734
Data defesa documento: 1-Jul-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

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