Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4893
Tipo documento: Dissertação
Título: Aprendendo a física do oscilador harmônico utilizando o ambiente 3D VPython
Autor(es): Jesus, Amanda de Oliveira de
Orientador(a): Alves, Fabrizio Myaki
Membro da Banca: Alves, Fabrizio Myaki
Membro da Banca: Paulo, Sérgio Roberto de
Membro da Banca: Moraes, Arian Paulo de Almeida
Resumo : Esse trabalho tem como objetivo sugerir uma estratégia para o ensino de Física, o qual pode ser aplicado na turma do 3º ano do Ensino Médio, utilizando um ambiente operacional de interação 3D. No nosso caso, foi aplicado na turma do 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Mato Grosso – Campus Barra do Garças. Nesse sentido, a idealização do trabalho se deu por meio de animações computacionais, desenvolvidas utilizando a linguagem Python, na plataforma Vpython. Exploramos os seguintes conceitos físicos: força, aceleração, velocidade, energia mecânica, energia potencial, energia cinética, casos de amortecimentos, pêndulo, período, frequência, as leis de Newton e de Hooke. Usamos as TICs, como ferramenta auxiliadora no processo de Ensino Aprendizagem. Dessa forma, a execução da proposta iniciou com a aplicação do pré-teste (verificação do que o aluno tem noção), discussão sobre os temas (revisão dos conceitos que vão ser abordados nas animações), aplicação dos roteiros de aula prática (manipulação dos códigos) e pós-teste (avaliação dos discentes). Percebemos que conseguimos resultados satisfatórios uma vez que contemplamos a ligação da grade curricular comum com a grade específica do curso de informática, sendo assim os alunos, ao manipularem os códigos, como proposta nos roteiros se sentiram motivados e consequentemente isso contribuiu para a aquisição e compreensão dos conceitos físicos.
Resumo em lingua estrangeira: This project aims to suggest a strategy for teaching physics, which can be applied at any time in high school, using an operational 3D interaction environment. In our case, it was applied to the 3rd year class of the Technical Course in Informatics Integrated to High School, from the Federal Institute of Mato Grosso - Campus Barra do Garças. In this sense, the idealization of the work took place through computational animations, developed using the Python language, on the Vpython platform. Where, we explore the following physical concepts: force, acceleration, speed, mechanical energy, potential energy, kinetic energy, damping cases, pendulum, period, frequency, Newton's and Hooke's laws. We use Tics, as an aid tool in the teaching-learning process. Thus, the execution of the proposal started with the application of the pre-test (verification of what the student is aware of), discussion of the themes (review of the concepts that will be addressed in the animations), application of practical class scripts (manipulation codes) and post-test (student evaluation). We realized that we achieved satisfactory results since, we contemplate the connection of the common curricular grid with the specific grid of the computer course, so that the students when manipulating the codes as proposed in the scripts felt motivated and consequently contributed to the acquisition and understanding of the concepts physicists.
Palavra-chave: Oscilação harmônica
Sistema massa-mola
TICs na educação
Simuladores
Vpython
Palavra-chave em lingua estrangeira: Harmonic oscillation
Mass-spring system
TICs in education
Simulators
Vpython
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: JESUS, Amanda de Oliveira de. Aprendendo a física do oscilador harmônico utilizando o ambiente 3D VPython. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4893
Data defesa documento: 15-Dec-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Amanda de Oliveira de Jesus.pdf5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.