Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4894
Tipo documento: Dissertação
Título: Abordando o ensino de eletrostática através da construção do gerador de Van de Graaff
Autor(es): Jesus, Gerson de
Orientador(a): Moraes, Arian Paulo de Almeida
Membro da Banca: Moraes, Arian Paulo de Almeida
Membro da Banca: Alves, Fabrizio Myaki
Membro da Banca: Mello, Geison Jader
Resumo : Essa dissertação de Mestrado tem como principal objetivo descrever a prática experimental, utilizando o gerador eletrostático, construído com material alternativo e de baixo custo, como ferramenta pedagógica no ensino aprendizagem dos conteúdos da eletrostática. Esse trabalho foi aplicado em uma Escola Estadual do Estado de Goiás, com 23 alunos da terceira série do ensino médio. O intuito da dissertação foi proporcionar um ensino atrativo, pautado no ato experimental, utilizando-o como meio motivacional na assimilação dos saberes. A pesquisa aborda a revisão bibliográfica, fazendo referência ao ensino da física e da prática pedagógica. A aplicação do produto contribui significativamente para o entendimento dos conceitos da eletrostática, tais como: A história da eletricidade, carga elétrica, processos de eletrização, condutores e isolantes, força elétrica, campo elétrico e potencial elétrico. Serão apresentados os componentes do gerador, destacando o seu funcionamento, aplicação e os resultados, além de mostrar o processo de montagem de um modelo confeccionado a partir de materiais de fácil obtenção e de baixo custo. Com base nos conteúdos de eletrostática, foram elaboradas propostas de atividades e as possíveis abordagens delas com o gerador. Esse trabalho não tem o enfoque de avaliar a eficácia do recurso, mas, possibilitar uma alternativa ao professor em sala de aula.
Resumo em lingua estrangeira: This Master's dissertation has as main objective to describe the experimental practice, using the electrostatic generator, built with alternative material and of low cost, as pedagogical tool in the teaching learning of the contents of the electrostatic. This work was applied in a State School of the State of Goiás, with 23 students of the third grade of high school. The purpose of the dissertation was to provide an attractive teaching, based on the experimental act, using it as a motivational means in the assimilation of knowledge. The research addresses the literature review, making reference to the teaching of physics and pedagogical practice. The application of the product contributes significantly to the understanding of the concepts of electrostatics, such as: The history of electricity, electric charge, electrification processes, conductors and insulators, electric force, electric field and electric potential. The components of the generator will be presented, highlighting its operation, application and results, in addition to showing the process of assembling a model made from materials that are easy to obtain and of low cost. Based on the contents of electrostatics, proposals for activities and their possible approaches with the generator were elaborated. This work does not focus on evaluating the effectiveness of the resource, but on providing an alternative to the teacher in the classroom.
Palavra-chave: Gerador eletrostático
Material de baixo custo
Experimentação
Eletrostática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Electrostatic generator
Low-cost material
Experimentation
Electrostatic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: JESUS, Gerson de. Abordando o ensino de eletrostática através da construção do gerador de Van de Graaff. 2021. 95 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4894
Data defesa documento: 5-Feb-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Gerson de Jesus.pdf5.04 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.