Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4896
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Izuleide Morais Rosa-
dc.date.accessioned2023-11-24T13:30:31Z-
dc.date.available2021-04-13-
dc.date.available2023-11-24T13:30:31Z-
dc.date.issued2021-02-08-
dc.identifier.citationMARQUES, Izuleide Morais Rosa. Circuitos elétricos: uma sequência didática para o ensino médio. 2021. 44 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4896-
dc.description.abstractThis work was born from the need to present active methodologies that seek to assist physics teachers in the classroom, promoting an experimental and investigative character, emphasizing the student's role. Therefore, we present a proposal for teachers who work with the third year of high school, with the content of electrodynamics. The main objective of this work was to produce a didactic sequence on electrical circuits, through the development of experimental kits related to basic electronics topics. In this sense, the methodology used prioritized the student's involvement in the construction of their learning, through a didactic sequence that included research, experimentation and active development in the teaching-learning process, making a more attractive and reflective environment in the teaching of physics. After the application of this product, it was noticed the importance of combining the physical concepts discussed in the classroom with the experimental activities, this practice allowed to achieve good results, making students subject to the action and not only supporting learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-11-04T16:49:55Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Izuleide Morais Rosa Marques.pdf: 2465663 bytes, checksum: 37b148cb49fb98898dad06a851df3421 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-11-24T13:30:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Izuleide Morais Rosa Marques.pdf: 2465663 bytes, checksum: 37b148cb49fb98898dad06a851df3421 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-24T13:30:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Izuleide Morais Rosa Marques.pdf: 2465663 bytes, checksum: 37b148cb49fb98898dad06a851df3421 (MD5) Previous issue date: 2021-02-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCircuitos elétricos : uma sequência didática para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordExperimentospt_BR
dc.subject.keywordCircuitos elétricospt_BR
dc.subject.keywordEletrônicapt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Arian Paulo de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6973588010435092pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Arian Paulo de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6973588010435092pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Adellane Araujo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7546186491963065pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9967989313198859pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho nasceu da necessidade de apresentar metodologias ativas que busquem auxiliar professores de Física em sala de aula, promovendo um caráter experimental e investigativo, dando ênfase no protagonismo do aluno. Diante disso, apresentamos uma proposta para professores que trabalham com o Terceiro Ano do Ensino Médio, com o conteúdo de Eletrodinâmica. O objetivo principal deste trabalho foi produzir uma sequência didática sobre circuitos elétricos, por meio da elaboração de kits experimentais relacionados a tópicos de eletrônica básica. Neste sentido, a metodologia utilizada priorizou o envolvimento do aluno na construção de sua aprendizagem, por meio de uma sequência didática que incluiu a investigação, experimentação e desenvolvimento ativo no processo de ensino-aprendizagem, tornando um ambiente mais atraente e reflexivo no ensino de Física. Após a aplicação deste produto, notou-se a importância de aliarmos os conceitos físicos discutidos em sala de aula com as atividades experimentais; essa prática permitiu alcançar bons resultados, tornando os alunos sujeito da ação e não somente coadjuvante da aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Physics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Experimentspt_BR
dc.subject.keyword2Electric circuitspt_BR
dc.subject.keyword2Electronicspt_BR
dc.contributor.referee3Faria, Jorge Luiz Brito de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2516125498547643pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Izuleide Morais Rosa Marques.pdf2.41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.