Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4896
Tipo documento: Dissertação
Título: Circuitos elétricos : uma sequência didática para o ensino médio
Autor(es): Marques, Izuleide Morais Rosa
Orientador(a): Moraes, Arian Paulo de Almeida
Membro da Banca: Moraes, Arian Paulo de Almeida
Membro da Banca: Sousa, Adellane Araujo
Membro da Banca: Faria, Jorge Luiz Brito de
Resumo : O presente trabalho nasceu da necessidade de apresentar metodologias ativas que busquem auxiliar professores de Física em sala de aula, promovendo um caráter experimental e investigativo, dando ênfase no protagonismo do aluno. Diante disso, apresentamos uma proposta para professores que trabalham com o Terceiro Ano do Ensino Médio, com o conteúdo de Eletrodinâmica. O objetivo principal deste trabalho foi produzir uma sequência didática sobre circuitos elétricos, por meio da elaboração de kits experimentais relacionados a tópicos de eletrônica básica. Neste sentido, a metodologia utilizada priorizou o envolvimento do aluno na construção de sua aprendizagem, por meio de uma sequência didática que incluiu a investigação, experimentação e desenvolvimento ativo no processo de ensino-aprendizagem, tornando um ambiente mais atraente e reflexivo no ensino de Física. Após a aplicação deste produto, notou-se a importância de aliarmos os conceitos físicos discutidos em sala de aula com as atividades experimentais; essa prática permitiu alcançar bons resultados, tornando os alunos sujeito da ação e não somente coadjuvante da aprendizagem.
Resumo em lingua estrangeira: This work was born from the need to present active methodologies that seek to assist physics teachers in the classroom, promoting an experimental and investigative character, emphasizing the student's role. Therefore, we present a proposal for teachers who work with the third year of high school, with the content of electrodynamics. The main objective of this work was to produce a didactic sequence on electrical circuits, through the development of experimental kits related to basic electronics topics. In this sense, the methodology used prioritized the student's involvement in the construction of their learning, through a didactic sequence that included research, experimentation and active development in the teaching-learning process, making a more attractive and reflective environment in the teaching of physics. After the application of this product, it was noticed the importance of combining the physical concepts discussed in the classroom with the experimental activities, this practice allowed to achieve good results, making students subject to the action and not only supporting learning.
Palavra-chave: Ensino de física
Experimentos
Circuitos elétricos
Eletrônica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physics teaching
Experiments
Electric circuits
Electronics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: MARQUES, Izuleide Morais Rosa. Circuitos elétricos: uma sequência didática para o ensino médio. 2021. 44 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4896
Data defesa documento: 8-Feb-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Izuleide Morais Rosa Marques.pdf2.41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.