Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeres, Marcelo da Silva-
dc.date.accessioned2023-11-24T13:33:36Z-
dc.date.available2021-03-24-
dc.date.available2023-11-24T13:33:36Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationPERES, Marcelo da Silva. Supercondutividade: uma abordagem para o ensino médio centrada em vídeos-experimentos. 2021. [103] f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4897-
dc.description.abstractThe present work entitled Superconductivity - an approach to high school centered on video-experiments, aimed to prepare the didactic material on the theme and its implementation, in the remote teaching modality, for graduates of the Professional National Master's Program in Physics Teaching at the Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) of the Campus - Araguaia, and also of graduate students from the this campus. The theme Superconductivity, which is quite complex and broad, is not included in the curriculum of high school Physics subjects, which leads to a great gap between the content seen in the classroom and the reality of science and technological applications. As a way to remedy this deficiency, we elaborated a detailed material that brings from the review of important concepts to the understanding of Superconductivity, such as a historical survey, the different types of superconductors, main effects and a first explanation of success (the BCS theory). Our methodology was centered on video-experiments on several experiments involving the phenomenon of superconductivity, in an attempt to make up for the absence of real experiments. The results obtained allow us to infer that students have a good learning about the theme and unanimously recognize the importance of videos-experiments in their learning processes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-11-07T12:25:48Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Marcelo da Silva Peres.pdf: 3002705 bytes, checksum: 1de410d04534f190e49b6fa02e2065e7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-11-24T13:33:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Marcelo da Silva Peres.pdf: 3002705 bytes, checksum: 1de410d04534f190e49b6fa02e2065e7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-24T13:33:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Marcelo da Silva Peres.pdf: 3002705 bytes, checksum: 1de410d04534f190e49b6fa02e2065e7 (MD5) Previous issue date: 2021-02-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSupercondutividade : uma abordagem para o ensino médio centrada em vídeos-experimentospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordSupercondutividadept_BR
dc.subject.keywordVídeos-experimentospt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Rosângela Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3583736132239115pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Rosângela Borges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3583736132239115pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Fabrizio Myaki-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1295431850007087pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3971624345958668pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho intitulado Supercondutividade – uma abordagem para o ensino médio centrada em vídeos-experimentos objetivou a elaboração de material didático sobre o tema e sua implementação, na modalidade de ensino remoto, para os egressos do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) do Campus Araguaia e também para estudantes de Licenciatura em Física do mesmo campus. O tema Supercondutividade, que é bastante complexo e amplo, não é comtemplado na grade curricular das disciplinas de Física do ensino médio, o que acarreta uma grande defasagem entre os conteúdos vistos em sala de aula e a realidade da ciência e das aplicações tecnológicas. Como forma de sanar essa carência, elaboramos um detalhado material que traz desde revisão de conceitos importantes ao entendimento da Supercondutividade, como um levantamento histórico, os diferentes tipos de supercondutores, principais efeitos e a primeira explicação de sucesso (a teoria BCS). Nossa metodologia foi centrada em vídeos-experimentos sobre diversos experimentos envolvendo o fenômeno da supercondutividade, numa tentativa de suprir a ausência dos experimentos reais. Os resultados obtidos nos permitem inferir que os estudantes tiveram um bom aprendizado sobre o tema e de modo unânime reconheceram a importância dos vídeosexperimentos em seus processos de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Physics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Superconductivitypt_BR
dc.subject.keyword2Videos experimentspt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Marcionilio Teles de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4634610251298768pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Marcelo da Silva Peres.pdf2.93 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.