Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4897
Tipo documento: Dissertação
Título: Supercondutividade : uma abordagem para o ensino médio centrada em vídeos-experimentos
Autor(es): Peres, Marcelo da Silva
Orientador(a): Pereira, Rosângela Borges
Membro da Banca: Pereira, Rosângela Borges
Membro da Banca: Alves, Fabrizio Myaki
Membro da Banca: Silva, Marcionilio Teles de Oliveira
Resumo : O presente trabalho intitulado Supercondutividade – uma abordagem para o ensino médio centrada em vídeos-experimentos objetivou a elaboração de material didático sobre o tema e sua implementação, na modalidade de ensino remoto, para os egressos do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) do Campus Araguaia e também para estudantes de Licenciatura em Física do mesmo campus. O tema Supercondutividade, que é bastante complexo e amplo, não é comtemplado na grade curricular das disciplinas de Física do ensino médio, o que acarreta uma grande defasagem entre os conteúdos vistos em sala de aula e a realidade da ciência e das aplicações tecnológicas. Como forma de sanar essa carência, elaboramos um detalhado material que traz desde revisão de conceitos importantes ao entendimento da Supercondutividade, como um levantamento histórico, os diferentes tipos de supercondutores, principais efeitos e a primeira explicação de sucesso (a teoria BCS). Nossa metodologia foi centrada em vídeos-experimentos sobre diversos experimentos envolvendo o fenômeno da supercondutividade, numa tentativa de suprir a ausência dos experimentos reais. Os resultados obtidos nos permitem inferir que os estudantes tiveram um bom aprendizado sobre o tema e de modo unânime reconheceram a importância dos vídeosexperimentos em seus processos de aprendizagem.
Resumo em lingua estrangeira: The present work entitled Superconductivity - an approach to high school centered on video-experiments, aimed to prepare the didactic material on the theme and its implementation, in the remote teaching modality, for graduates of the Professional National Master's Program in Physics Teaching at the Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) of the Campus - Araguaia, and also of graduate students from the this campus. The theme Superconductivity, which is quite complex and broad, is not included in the curriculum of high school Physics subjects, which leads to a great gap between the content seen in the classroom and the reality of science and technological applications. As a way to remedy this deficiency, we elaborated a detailed material that brings from the review of important concepts to the understanding of Superconductivity, such as a historical survey, the different types of superconductors, main effects and a first explanation of success (the BCS theory). Our methodology was centered on video-experiments on several experiments involving the phenomenon of superconductivity, in an attempt to make up for the absence of real experiments. The results obtained allow us to infer that students have a good learning about the theme and unanimously recognize the importance of videos-experiments in their learning processes.
Palavra-chave: Ensino de física
Supercondutividade
Vídeos-experimentos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physics teaching
Superconductivity
Videos experiments
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: PERES, Marcelo da Silva. Supercondutividade: uma abordagem para o ensino médio centrada em vídeos-experimentos. 2021. [103] f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4897
Data defesa documento: 26-Fev-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Marcelo da Silva Peres.pdf2.93 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.