Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4898
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRezende, Laura Cristina Ferreira-
dc.date.accessioned2023-11-24T13:35:18Z-
dc.date.available2020-06-08-
dc.date.available2023-11-24T13:35:18Z-
dc.date.issued2020-03-27-
dc.identifier.citationREZENDE, Laura Cristina Ferreira. Princípios fundamentais da luz software educativo. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4898-
dc.description.abstractIt is believed that the school is an institution that plays a determining role within the social structure, whether conscious or not, where its function and capacity are seen as an important factor of social change in intellectual formation. With the perspective of social changes in intellectual formation, the educational product wishes to contribute to the teaching of Physics in educational institutions, especially in high school, in the understanding of the fundamental principles of the behavior of the light seen and studied in optics. Thus, developing and applying the educational software “Fundamental Principles of Light”, in a qualitative, quantitative and observant approach, at school, is one of the means of fostering intellectual knowledge. This educational product is intended to assist not only students but teachers in explaining the content of physics in the field of optics about the concepts of light and its propagation. As students, nowadays, are increasingly interacting with existing technologies, an educational software can be an additional tool that the teacher instigates the student's curiosity and the learning of the content. The process of construction and application of software (simulators) in schools occurred according to the proposed objectives, aroused the interest and taste of students, managing to improve their knowledge of this content.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-11-07T14:20:38Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Laura Cristina Ferreira Rezende.pdf: 5960068 bytes, checksum: 6aacf71ae5d51f93a26fdc50595fa48a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-11-24T13:35:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Laura Cristina Ferreira Rezende.pdf: 5960068 bytes, checksum: 6aacf71ae5d51f93a26fdc50595fa48a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-24T13:35:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Laura Cristina Ferreira Rezende.pdf: 5960068 bytes, checksum: 6aacf71ae5d51f93a26fdc50595fa48a (MD5) Previous issue date: 2020-03-27en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePrincípios fundamentais da luz software educativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrincípio da luzpt_BR
dc.subject.keywordReflexão e refraçãopt_BR
dc.subject.keywordSoftware educativopt_BR
dc.contributor.advisor1Faria, Jorge Luiz Brito de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2516125498547643pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Jorge Luiz Brito de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2516125498547643pt_BR
dc.contributor.referee2Arruda, Alberto Sebastião de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7710288371318569pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0743752589978529pt_BR
dc.description.resumoAcredita-se ser a escola uma instituição que cumpre um papel determinante dentro da estrutura social, consciente ou não, onde sua função e capacidade são observadas como um importante fator de mudança social na formação intelectual. Com perspectiva de mudanças sociais na formação intelectual, o produto educacional deseja contribuir ao ensino de Física nas instituições educacionais, sobretudo no ensino médio, na compreensão dos princípios fundamentais do comportamento da luz vista e estudada na óptica. Assim desenvolver e aplicar o software educativo “Princípios Fundamentais da Luz”, numa abordagem qualitativa, quantitativa e observadora, na escola, é um dos meios de fomentar o conhecimento intelectual. Este produto educacional tem como intuito auxiliar não só os alunos como os professores na explicação de conteúdo de física na área da óptica sobre os conceitos da luz e sua propagação. Como os alunos, na atualidade, estão cada vez mais interagindo com as tecnologias existentes, um software educativo pode ser uma ferramenta a mais que o professor instigue a curiosidade do aluno e o aprendizado do conteúdo. O processo de construção e aplicação dos softwares (simuladores) nas escolas ocorreu conforme os objetivos propostos, despertou o interesse e gosto dos alunos conseguindo aprimorar seu conhecimento nesse conteúdo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Principle of lightpt_BR
dc.subject.keyword2Reflection and refractionpt_BR
dc.subject.keyword2Educational softwarept_BR
dc.contributor.referee3Moraes, Milena Borges de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9079797912339030pt_BR
dc.contributor.referee4Obana, Fernando Yoiti-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1633968449319130pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Laura Cristina Ferreira Rezende.pdf5.82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.