Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4898
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Princípios fundamentais da luz software educativo |
Autor(es): | Rezende, Laura Cristina Ferreira |
Orientador(a): | Faria, Jorge Luiz Brito de |
Membro da Banca: | Faria, Jorge Luiz Brito de |
Membro da Banca: | Arruda, Alberto Sebastião de |
Membro da Banca: | Moraes, Milena Borges de |
Membro da Banca: | Obana, Fernando Yoiti |
Resumo : | Acredita-se ser a escola uma instituição que cumpre um papel determinante dentro da estrutura social, consciente ou não, onde sua função e capacidade são observadas como um importante fator de mudança social na formação intelectual. Com perspectiva de mudanças sociais na formação intelectual, o produto educacional deseja contribuir ao ensino de Física nas instituições educacionais, sobretudo no ensino médio, na compreensão dos princípios fundamentais do comportamento da luz vista e estudada na óptica. Assim desenvolver e aplicar o software educativo “Princípios Fundamentais da Luz”, numa abordagem qualitativa, quantitativa e observadora, na escola, é um dos meios de fomentar o conhecimento intelectual. Este produto educacional tem como intuito auxiliar não só os alunos como os professores na explicação de conteúdo de física na área da óptica sobre os conceitos da luz e sua propagação. Como os alunos, na atualidade, estão cada vez mais interagindo com as tecnologias existentes, um software educativo pode ser uma ferramenta a mais que o professor instigue a curiosidade do aluno e o aprendizado do conteúdo. O processo de construção e aplicação dos softwares (simuladores) nas escolas ocorreu conforme os objetivos propostos, despertou o interesse e gosto dos alunos conseguindo aprimorar seu conhecimento nesse conteúdo. |
Resumo em lingua estrangeira: | It is believed that the school is an institution that plays a determining role within the social structure, whether conscious or not, where its function and capacity are seen as an important factor of social change in intellectual formation. With the perspective of social changes in intellectual formation, the educational product wishes to contribute to the teaching of Physics in educational institutions, especially in high school, in the understanding of the fundamental principles of the behavior of the light seen and studied in optics. Thus, developing and applying the educational software “Fundamental Principles of Light”, in a qualitative, quantitative and observant approach, at school, is one of the means of fostering intellectual knowledge. This educational product is intended to assist not only students but teachers in explaining the content of physics in the field of optics about the concepts of light and its propagation. As students, nowadays, are increasingly interacting with existing technologies, an educational software can be an additional tool that the teacher instigates the student's curiosity and the learning of the content. The process of construction and application of software (simulators) in schools occurred according to the proposed objectives, aroused the interest and taste of students, managing to improve their knowledge of this content. |
Palavra-chave: | Princípio da luz Reflexão e refração Software educativo |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Principle of light Reflection and refraction Educational software |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF |
Referência: | REZENDE, Laura Cristina Ferreira. Princípios fundamentais da luz software educativo. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4898 |
Data defesa documento: | 27-Mar-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Laura Cristina Ferreira Rezende.pdf | 5.82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.