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Tipo documento: Dissertação
Título: O método Let Us play na maximização da atividade física em crianças
Autor(es): Silva, Igor Joaquim Oliveira
Orientador(a): Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula
Membro da Banca: Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula
Membro da Banca: Reverdito, Riller Silva
Membro da Banca: Ravagnani, Christianne de Faria Coelho
Resumo : Grande parte das crianças e adolescentes não atingem os níveis recomendados de atividade física. Diante dos impactos positivos da Educação Física nos níveis de atividade física nessa faixa etária, estratégias para aprimorar os momentos dirigidos destinado à promoção da atividade física, podem ser relevantes para contribuir no aumento das oportunidades de prática e consequentemente elevarem os níveis de atividade física diária dessa população. De forma a atender essas necessidades, desenvolveu-se nos Estados Unidos a estratégia LET US Play, visando maximizar o tempo em atividade de crianças e adolescentes durante os jogos e brincadeira tradicionais. Considerando o impacto positivo das ações no que tange a atividade física bem como a realidade brasileira este estudo objetivou comparar o número de passos, intensidade e satisfação de crianças durante jogos e brincadeiras modificados de acordo com os princípios do LET US Play, versus as mesmas atividades jogadas nas suas regras tradicionais. Participaram do estudo 25 alunos entre 08 e 12 anos, de ambos os sexos (11 meninos e 14 meninas), matriculados em uma EMEB no município de Cuiabá – MT. Os participantes foram monitorados pela pulseira inteligente Mi Band 2, fixada no pulso esquerdo durante 10 aulas de educação física com 50 minutos de duração divididos em dois momentos de 15 minutos com intervalo de 10 minutos para água e 5 início/fim aquecimento e alongamento. Utilizaram-se análises descritivas e comparativas por meio de média, desvio padrão e porcentagem. Utilizou- se o teste ANOVA com post hoc de Tukey para analisar a diferença no número de passos entre as estratégias considerando-se a ordem das intervenções e o gênero das crianças e o Qui- quadrado para verificar a prevalência na satisfação e esforço percebido, foi adotado o nível de significância de 5%. Observou-se que o número total de passos dados pelas crianças na intervenção LET US Play foi superior ao tradicional (1515±825 vs 957±507; p<0,05), tanto em meninos (1795±1020 vs 1110±598; p<0,05), quanto em meninas (1318±581 vs 851±403), independentemente da ordem de aplicação, em todos os jogos com ênfase na queimada para meninos e Futsal para meninas. Os níveis de satisfação e esforço percebido entre as metodologias não apresentaram diferença significativa (p>0,05). Conclui-se que, modificar as regras dos jogos e brincadeiras tradicionais utilizando os princípios da estratégia LET US Play aumenta o tempo em atividade física de crianças e adolescentes durante as aulas de educação física escolar. Além de, gerar satisfação positiva e percepção de esforço semelhante ao dos jogos e brincadeiras em seu formato tradicional.
Resumo em lingua estrangeira: Most children and adolescents don’t reach the recommended levels of physical activity. Given the positive impacts of Physical Education on physical activity levels in this age group, strategies to improve the moments directed to the promotion of physical activity, may be relevant in contributing to increasing opportunities for practice and consequently increasing the levels of daily physical activity of this population. In order to meet these needs, the LET US PLAY strategy was developed in the United States, aiming to maximize the uptime of children and teenagers during traditional games and play. Considering the positive impact of actions on physical activity as well as the Brazilian reality, this study aimed to compare the number of steps, intensity and satisfaction of children, between 08 and 12 years, during games and games modified, according to the principles of LET US PLAY, versus the same activities played in traditional rules. The study included 25 students between 08 and 12 years old, of both sexes (11 boys and 14 girls), enrolled in an EMEB in the municipality of Cuiabá-MT. Participants were monitored by the Mi Band 2 smart bracelet, fixed on the left wrist during 10 physical education classes with 50 minutes of duration, divided into two moments of 15 minutes with 10 minute interval for water and 5 start/end heating and stretching. Descriptive and comparative analyses were used by means of mean, standard deviation and percentage. Tukey’s post hoc ANOVA test was used to analyze the difference in the number of steps between strategies, considering the order of interventions and the gender of the children and the Chi-square to verify the prevalence in satisfaction and perceived effort, the significance level of 5% was adopted. It was observed that the total number of steps taken by children in the LET US PLAY intervention was higher than the traditional (1515±825 vs 957±507; p<0.05), both in boys (1795±1020 vs 1110±598; p<0.05) and girls (1318±581 vs 851±403), regardless of the order of application, in all games with emphasis on burned for boys and futsal for girls. The levels of satisfaction and perceived effort between the methodologies showed no significant difference (p>0.05). It is concluded that modifying the rules of traditional games and games using the principles of the LET US PLAY strategy increases the time in physical activity of children and adolescents during school physical education classes. Besides, generate positive satisfaction and perception of effort similar to that of games in their traditional format.
Palavra-chave: Educação física escolar
Atividade física
Jogos e brincadeiras
Pedometria
Dispositivo móvel
Palavra-chave em lingua estrangeira: School physical education
Physical activity
Games
Pedometry
Mobile Device
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Referência: SILVA, Igor Joaquim Oliveira. O método Let Us play na maximização da atividade física em crianças. 2020. 56 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4900
Data defesa documento: 16-Mar-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado

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