Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Sandra Maria-
dc.date.accessioned2023-11-27T12:16:13Z-
dc.date.available2021-08-09-
dc.date.available2023-11-27T12:16:13Z-
dc.date.issued2021-06-10-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Sandra Maria. Ceilândia/DF: histórias, afetos e (re)significações a partir da educação patrimonial. 2021. 212 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4902-
dc.description.abstractThe present research starts from the study of the history of women from Heritage Education, using as a tool the participatory inventories of cultural heritage and female memories about the construction of the then satellite city of Ceilândia, peripheral zone of the Federal District, and its cultural heritage, linked, for the most part, to the construction of the dignity and citizenship of its residents, made available by the Public Archives of the Federal District - APDF. In addition to previously selected female memories, the actions developed in a 2nd year high school class at the public educational institution Centro Educational Incra 09, located in the rural area of the Ceilândia administrative region, aim to promote knowledge and appreciation of cultural heritage and history local analyzing the role played by women as transmitters of values, knowledge, and stories in the administrative region of Ceilândia - DF. In classes-workshops, the local history of Ceilândia was worked on, which is selected from an Invaders Eradication Campaign - CEI, concepts of the axes and structuring of the project, as well as the analyzes and reflections of the students, elaborated in Contribute to the Vision of the memories and stories of women and their views on Ceilândia and its inhabitants as producers of culture.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-11-11T12:50:53Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Sandra Maria Rodrigues.pdf: 4641026 bytes, checksum: dbc12a34d2ddad77cf4b3f7325ffddde (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-11-27T12:16:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Sandra Maria Rodrigues.pdf: 4641026 bytes, checksum: dbc12a34d2ddad77cf4b3f7325ffddde (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-27T12:16:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Sandra Maria Rodrigues.pdf: 4641026 bytes, checksum: dbc12a34d2ddad77cf4b3f7325ffddde (MD5) Previous issue date: 2021-06-10en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCeilândia/DF : histórias, afetos e (re)significações a partir da educação patrimonialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCeilândia - DFpt_BR
dc.subject.keywordPatrimônio afetivopt_BR
dc.subject.keywordEducação patrimonialpt_BR
dc.subject.keywordHistória das mulherespt_BR
dc.contributor.advisor1Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215217319481353pt_BR
dc.contributor.referee1Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215217319481353pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Ana Carolina Eiras Coelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6593268782293837pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3389816282772789pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa parte do estudo da história das mulheres a partir da Educação Patrimonial e utilizando como ferramenta os inventários participativos do patrimônio cultural e memórias femininas sobre a construção da então cidade-satélite de Ceilândia, zona periférica do Distrito Federal, e de seus patrimônios culturais, ligados, em sua maioria, à construção da dignidade e cidadania de seus moradores, disponibilizadas pelo Arquivo Público do Distrito Federal - APDF. Além das memórias femininas selecionadas previamente, as ações desenvolvidas em uma turma de 2º ano do ensino médio da instituição pública de ensino Centro Educacional Incra 09, localizada na zona rural da Região administrativa de Ceilândia visa promover o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural e história local analisando o papel desempenhado pelas mulheres como transmissoras de valores, conhecimentos e histórias na região administrativa de Ceilândia – DF. Em aulas-oficinas foram trabalhadas a história local de Ceilândia, que se estabeleceu a partir de uma Campanha de Erradicação dos Invasores – CEI, e conceitos dos eixos estruturantes do projeto, assim como as análises e reflexões dos alunos, visando em contribuir com a visibilidade das memórias e histórias das mulheres e suas respectivas visões sobre a Ceilândia e seus habitantes como produtores de cultura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Ceilândia - DFpt_BR
dc.subject.keyword2Affective heritagept_BR
dc.subject.keyword2Heritage educationpt_BR
dc.subject.keyword2Women's historypt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Sandra Maria Rodrigues.pdf4.53 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.