Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4902
Tipo documento: Dissertação
Título: Ceilândia/DF : histórias, afetos e (re)significações a partir da educação patrimonial
Autor(es): Rodrigues, Sandra Maria
Orientador(a): Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Membro da Banca: Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Membro da Banca: Soares, Ana Carolina Eiras Coelho
Resumo : A presente pesquisa parte do estudo da história das mulheres a partir da Educação Patrimonial e utilizando como ferramenta os inventários participativos do patrimônio cultural e memórias femininas sobre a construção da então cidade-satélite de Ceilândia, zona periférica do Distrito Federal, e de seus patrimônios culturais, ligados, em sua maioria, à construção da dignidade e cidadania de seus moradores, disponibilizadas pelo Arquivo Público do Distrito Federal - APDF. Além das memórias femininas selecionadas previamente, as ações desenvolvidas em uma turma de 2º ano do ensino médio da instituição pública de ensino Centro Educacional Incra 09, localizada na zona rural da Região administrativa de Ceilândia visa promover o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural e história local analisando o papel desempenhado pelas mulheres como transmissoras de valores, conhecimentos e histórias na região administrativa de Ceilândia – DF. Em aulas-oficinas foram trabalhadas a história local de Ceilândia, que se estabeleceu a partir de uma Campanha de Erradicação dos Invasores – CEI, e conceitos dos eixos estruturantes do projeto, assim como as análises e reflexões dos alunos, visando em contribuir com a visibilidade das memórias e histórias das mulheres e suas respectivas visões sobre a Ceilândia e seus habitantes como produtores de cultura.
Resumo em lingua estrangeira: The present research starts from the study of the history of women from Heritage Education, using as a tool the participatory inventories of cultural heritage and female memories about the construction of the then satellite city of Ceilândia, peripheral zone of the Federal District, and its cultural heritage, linked, for the most part, to the construction of the dignity and citizenship of its residents, made available by the Public Archives of the Federal District - APDF. In addition to previously selected female memories, the actions developed in a 2nd year high school class at the public educational institution Centro Educational Incra 09, located in the rural area of the Ceilândia administrative region, aim to promote knowledge and appreciation of cultural heritage and history local analyzing the role played by women as transmitters of values, knowledge, and stories in the administrative region of Ceilândia - DF. In classes-workshops, the local history of Ceilândia was worked on, which is selected from an Invaders Eradication Campaign - CEI, concepts of the axes and structuring of the project, as well as the analyzes and reflections of the students, elaborated in Contribute to the Vision of the memories and stories of women and their views on Ceilândia and its inhabitants as producers of culture.
Palavra-chave: Ceilândia - DF
Patrimônio afetivo
Educação patrimonial
História das mulheres
Palavra-chave em lingua estrangeira: Ceilândia - DF
Affective heritage
Heritage education
Women's history
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: RODRIGUES, Sandra Maria. Ceilândia/DF: histórias, afetos e (re)significações a partir da educação patrimonial. 2021. 212 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4902
Data defesa documento: 10-Jun-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Sandra Maria Rodrigues.pdf4.53 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.