Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4923
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O conjunto dos números complexos : uma proposta didática |
Autor(es): | Lara, Gilmar Francisco de |
Orientador(a): | Krindges, André |
Membro da Banca: | Krindges, André |
Membro da Banca: | Nascimento, Edgar |
Membro da Banca: | Marchi, Reinaldo de |
Resumo : | Neste trabalho, apresentamos uma abordagem histórica para a construção do conjunto dos números complexos, afim de que os alunos da educação básica possam compreender de forma eficaz as operações e propriedades deste conjunto. Trazemos também o conceito atual de números complexos, bem como suas propriedades e representações, demonstradas e exemplificadas. Além disso, criamos dois modelos de atividades dirigidas, para que professores do ensino médio possam aplicar em sala e, com ajuda de softwares como o Geogebra, construir com os alunos a ideia de números complexos e suas operações básicas, bem como elas foram concebidas a séculos atrás. |
Resumo em lingua estrangeira: | In this work, we present a historical approach to the construction of the complex number set, so that basic education students can effectively understand the operations and properties of this set. We also bring the current concept of complex numbers, as well as their properties and representations, demonstrated and exemplified. In addition, we created two models of directed activities, so that high school teachers can apply in the classroom and, with the help of software such as Geogebra, build with the students the idea of complex numbers, as well as their basic operations, as they were conceived centuries ago. |
Palavra-chave: | História da matemática Equações cúbicas Sugestões de atividades |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | History of mathematics Cubic equations Suggestions of activities |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Referência: | LARA, Gilmar Francisco de. O conjunto dos números complexos: uma proposta didática. 2021. 49 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4923 |
Data defesa documento: | 20-Out-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Gilmar Francisco de Lara.pdf | 2.36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.