Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4923
Tipo documento: Dissertação
Título: O conjunto dos números complexos : uma proposta didática
Autor(es): Lara, Gilmar Francisco de
Orientador(a): Krindges, André
Membro da Banca: Krindges, André
Membro da Banca: Nascimento, Edgar
Membro da Banca: Marchi, Reinaldo de
Resumo : Neste trabalho, apresentamos uma abordagem histórica para a construção do conjunto dos números complexos, afim de que os alunos da educação básica possam compreender de forma eficaz as operações e propriedades deste conjunto. Trazemos também o conceito atual de números complexos, bem como suas propriedades e representações, demonstradas e exemplificadas. Além disso, criamos dois modelos de atividades dirigidas, para que professores do ensino médio possam aplicar em sala e, com ajuda de softwares como o Geogebra, construir com os alunos a ideia de números complexos e suas operações básicas, bem como elas foram concebidas a séculos atrás.
Resumo em lingua estrangeira: In this work, we present a historical approach to the construction of the complex number set, so that basic education students can effectively understand the operations and properties of this set. We also bring the current concept of complex numbers, as well as their properties and representations, demonstrated and exemplified. In addition, we created two models of directed activities, so that high school teachers can apply in the classroom and, with the help of software such as Geogebra, build with the students the idea of complex numbers, as well as their basic operations, as they were conceived centuries ago.
Palavra-chave: História da matemática
Equações cúbicas
Sugestões de atividades
Palavra-chave em lingua estrangeira: History of mathematics
Cubic equations
Suggestions of activities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Referência: LARA, Gilmar Francisco de. O conjunto dos números complexos: uma proposta didática. 2021. 49 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4923
Data defesa documento: 20-Out-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Gilmar Francisco de Lara.pdf2.36 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.