Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4926
Tipo documento: Dissertação
Título: Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental
Autor(es): Barbosa, Lorena Silvestre Lacerda
Orientador(a): Porto, Daniella
Membro da Banca: Porto, Daniella
Membro da Banca: Silva, Aparecida Augusta da
Membro da Banca: Soares, Junior Cesar Alves
Resumo : Este trabalho trata de um estudo comparativo entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e documentos/diretrizes do Ciclo de Formação Humana do estado de Mato Grosso. Ambos os documentos fornecem orientações sobre o que se deseja alcançar no final de cada etapa do ensino fundamental. Para tanto, foram analisadas e comparadas as habilidades da unidade temática de geometria contida no BCCC e comparadas com os objetivos de aprendizagem apresentados nos documentos / diretrizes do Ciclo de Formação Humana do Estado de Mato Grosso referente a geometria. Na análise, foi encontrado o alinhamento entre habilidades e objetivos. Ao final deste trabalho, sugerimos algumas atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula e estão relacionadas a alguns objetos de conhecimento do ensino fundamental.
Resumo em lingua estrangeira: This work deals with a comparative study among the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and documents/guidelines of the Ciclo de Formação Humana of the Mato Grosso State. Both documents provide guidance on what is wanted to achieve at the end of each stage of the elementary school. For this purpose, the skills of the thematic unit of geometry, contained in the BCCC, were analyzed and compared with the objectives of learning presented in the documents/guidelines of the Ciclo de Formação Humana of the Mato Grosso State referring to geometry. In the analysis, it was found the alignment between skills and objectives. At the end of this work, we suggest some activities that can be worked on in the classroom and are related to some objects of knowledge of the elementary school.
Palavra-chave: Alinhamento
Habilidades
Objetos de conhecimento
Palavra-chave em lingua estrangeira: Alignment
Ability
Knowledge objects
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Referência: BARBOSA, Lorena Silvestre Lacerda. Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4926
Data defesa documento: 23-Mar-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Lorena Silvestre Lacerda Barbosa.pdf108.4 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.