Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4926
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental |
Autor(es): | Barbosa, Lorena Silvestre Lacerda |
Orientador(a): | Porto, Daniella |
Membro da Banca: | Porto, Daniella |
Membro da Banca: | Silva, Aparecida Augusta da |
Membro da Banca: | Soares, Junior Cesar Alves |
Resumo : | Este trabalho trata de um estudo comparativo entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e documentos/diretrizes do Ciclo de Formação Humana do estado de Mato Grosso. Ambos os documentos fornecem orientações sobre o que se deseja alcançar no final de cada etapa do ensino fundamental. Para tanto, foram analisadas e comparadas as habilidades da unidade temática de geometria contida no BCCC e comparadas com os objetivos de aprendizagem apresentados nos documentos / diretrizes do Ciclo de Formação Humana do Estado de Mato Grosso referente a geometria. Na análise, foi encontrado o alinhamento entre habilidades e objetivos. Ao final deste trabalho, sugerimos algumas atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula e estão relacionadas a alguns objetos de conhecimento do ensino fundamental. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work deals with a comparative study among the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and documents/guidelines of the Ciclo de Formação Humana of the Mato Grosso State. Both documents provide guidance on what is wanted to achieve at the end of each stage of the elementary school. For this purpose, the skills of the thematic unit of geometry, contained in the BCCC, were analyzed and compared with the objectives of learning presented in the documents/guidelines of the Ciclo de Formação Humana of the Mato Grosso State referring to geometry. In the analysis, it was found the alignment between skills and objectives. At the end of this work, we suggest some activities that can be worked on in the classroom and are related to some objects of knowledge of the elementary school. |
Palavra-chave: | Alinhamento Habilidades Objetos de conhecimento |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Alignment Ability Knowledge objects |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Referência: | BARBOSA, Lorena Silvestre Lacerda. Uma revisão da BNCC e do Ciclo de Formação em MT : alinhando objetivos para a geometria no ensino fundamental. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4926 |
Data defesa documento: | 23-Mar-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Lorena Silvestre Lacerda Barbosa.pdf | 108.4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.