Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4933
Tipo documento: Dissertação
Título: Influência da morfologia no microclima de frações urbanas em Cuiabá - MT
Autor(es): Luz, Emília Garcez da
Orientador(a): Nogueira, Marta Cristina de Jesus Albuquerque
Membro da Banca: Nogueira, Marta Cristina de Jesus Albuquerque
Membro da Banca: Santos, Flávia Maria de Moura
Membro da Banca: Borges, Erika Fernanda Toledo
Resumo : O clima das cidades se distingue de ambientes rurais em função das atividades antrópicas, remoção da cobertura de solo natural, bem como vegetação, e geração de complexos construtivos. Em regiões mais urbanizadas, formam-se zonas muito mais quentes que as regiões periféricas da cidade, chamadas de Ilha de Calor Urbana (ICU), cujo fenômeno apresenta condições caracterítiscas. A cidade de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, passou por grandes transformações no seu contexto urbano nas últimas décadas, promovendo a rápida expansão de seu território e densificação urbana. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar o microclima de frações urbanas no município em função da morfologia local. Para tanto, foram coletados dados meteorológicos, de geometria urbana e de uso do solo de duas estações oficiais, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, e de duas estações urbanas dedicadas, no bloco do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental (PPGFA) e em uma residência no bairro Jardim Califórnia, no ano de 2016. Posteriormente, foi analisado o perfil do vento por meio da elaboração de rosas do vento, e a ICU de cada local. As estações mais urbanizadas e com menos vegetação, situadas no bloco da PPGFA e no bairro Jd. Califórnia, apresentaram maiores temperaturas durante o ano e magnitude de ICU em relação à estação de controle (Aeroporto) em função das densidades vertical e horizontal e do calor antropogênico, bem como menor velocidade do vento. O contrário foi observado na estação meteorológica menos urbanizada, Inmet, com temperaturas mais amenas e ilhas de frescor durante o dia e ao longo do ano. A estação Aeroporto (controle), embora sem edificações, exibiu elevadas temperaturas, decorrentes do calor antropogênico liberado na região circundante. Dessa forma, os resultados evidenciaram que há influência do uso do solo e da geometria urbana no microclima local, e representam instrumentos que podem ser utilizados no processo de decisões do planejamento da cidade visando melhoria do ambiente urbano.
Resumo em lingua estrangeira: The climate of cities differs from rural environments due to human activities, removal of natural soil cover, as well as vegetation, and generation of construction complexes. In more urbanized regions, much warmer areas are formed than the peripheral regions of the city, called the Urban Heat Island (ICU), whose phenomenon presents characteristic conditions. The city of Cuiabá, capital of the state of Mato Grosso, has undergone major changes in its urban context in recent decades, promoting the rapid expansion of its territory and urban densification. Thus, this study aimed to evaluate the microclimate of urban fractions in the city according to the local morphology. To this end, meteorological, urban geometry and land use data were collected from two official stations, from the National Meteorological Institute (Inmet) and from the Marechal Rondon International Airport, and from two dedicated urban stations, in the block of the Post-Graduation in Environmental Physics Program (PPGFA) and at a dwelling in the neighborhood of Jardim Califórnia, in 2016. Subsequently, the profile of the wind was analyzed through the generation of wind roses, and the ICU of each location was assessed. The most urbanized fractions with lower vegetation, located in the PPGFA block and in the neighborhood Jd. California, presented higher temperatures and ICU magnitude throughout the year in comparison to the control station (Airport) due to vertical and horizontal densities and anthropogenic heat, as well as lower wind speed. The opposite was observed in the less urbanized area, Inmet, with milder temperatures and cool islands during the day and throughout the year. The Aeroporto (control) fraction, although without buildings, exhibited high temperatures, due to the anthropogenic heat released in the surrounding region. Thus, the results showed that there is an influence of land use and urban geometry in the local microclimate, and configure instruments that can be used in the city planning decision process aiming to improve the urban environment.
Palavra-chave: Uso de solo
Zona climática local
Ilha de calor urbano
Palavra-chave em lingua estrangeira: Land use
Local climate zone
Urban heat island
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental
Referência: LUZ, Emília Garcez da. Influência da morfologia no microclima de frações urbanas em Cuiabá – MT. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Física Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4933
Data defesa documento: 20-Mar-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGFA - Dissertações de mestrado

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